Chega de esquecer os documentos em casa! No ano passado, a Receita Federal lançou o aplicativo “CPF Digital” com a versão digital para o CPF e CNH, que possuem a mesma validação das versões físicas. O objetivo do aplicativo é unir a documentação em um só lugar.

O software está disponível para Android e iOS e pode ser baixado nas lojas de app Google Play e App Store. Mas, por ora, somente quem possui carteira de habilitação consegue ter acesso ao serviço.

Após baixar o app, será preciso seguir alguns passos para cadastramento e identificação biométrica junto à base do Governo Federal. Depois de registrado, CPF e CNH irão aparecer automaticamente.

O app também indica se sua situação está como “regular” ou “irregular”, além de fornecer um chat de atendimento com uma assistente virtual para tirar dúvidas a respeito do Imposto de Renda Pessoa Física.

publicidade

Leia mais!

Como baixar e ter meu CPF e CNH Digitais?

1. Baixe o aplicativo em sua loja de app. Ao abri-lo, passe as telas de introdução ou clique em “Pular”, se preferir;

2. Insira seu CPF e data de nascimento no campo indicado. Em seguida, mova a chave seletora e concorde com os Termos e Condições do app. Clique em “Aceitar”;

3. Prova de vida: você precisará fazer uma sequência de selfies com solicitações de ações pelo app para validação. O aplicativo lhe dá um tempo limite para fazer a foto. Seu rosto deve estar centralizado e você irá fazer movimentos como virar a cabeça para direita, sorrir ou fechar os olhos. Com a verificação concluída, faça a selfie final e toque em “Enviar”.

Importante: para a validação e selfie você não pode estar usando óculos escuros, não pode cobrir o rosto com cabelo ou qualquer outro objeto, bem como chapéu, boné e qualquer tipo de fone de ouvido;

4. Em seguida, crie uma senha de 4 dígitos para proteger seus dados e conclua o cadastro.

Prontinho! CPF e CNH digitais criadas com sucesso. Para acessar, basta tocar no cartão azul ou verde com o número do seu documento, ele irá trazer suas informações e foto, e também um QR Code, para verificar a autenticidade dos dados.

Você pode alterar a sua foto posteriormente, se desejar, clicando sobre ela na página inicial do aplicativo, ou nas engrenagens (iPhone) ou três pontinhos (Android) do lado superior direito.

Vale lembrar que, para ter acesso à CNH pelo app, é preciso que a CNH Digital esteja ativada. Para isso, acesse o Portal do Denatran ou se informe por meio do site do Detran.

Aprenda também: como fazer CPF online?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!