Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, você não precisa mais se deslocar para ter em mãos um dos seus documentos mais importantes: o CPF. Além de diversos aplicativos do governo que digitalizam o documento, você também pode imprimi-lo pela internet e guardar na carteira, para o caso de ser necessário a comprovação de forma física do cadastro.

Desde 2011, o CPF de plástico deixou de ser emitido pela Receita Federal, validando, assim, o formato em papel. Para os mais novos que irão solicitar o documento, é preciso comparecer em uma das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e apresentar um documento oficial de identidade para obter o número. Em seguida, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e imprimir o comprovante que atesta a autenticidade do documento.

Isso também vale para a 2° via do documento e, segundo o site da Receita, a impressão pode ser feita “quantas vezes forem necessárias”. Com a mudança, órgãos públicos e empresas não podem exigir ao cidadão a apresentação do cartão CPF em formato plástico para efeito de comprovar a inscrição.

A comprovação pode ser feita mediante a apresentação de outros documentos que constem o número, como o Comprovante de Inscrição do CPF emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal ou Comprovante de Inscrição impresso a partir da página da Receita Federal na internet: o qual você irá aprender imprimir agora.

publicidade

A impressão do CPF é simples, rápida e sem custos. Para o acesso, será necessário que você tenha em mãos seu nome completo, o nome de sua mãe, sua data de nascimento e o número de registro de seu CPF.

Leia mais!

Como imprimir meu CPF pela internet?

1. Acesse a página da Receita Federal para impressão do CPF pelo seguinte link https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/comprovante-de-inscricao-no-cpf

2. Selecione entre as opções de emissão disponíveis:

Receita Federal Menu para CPF

2.1. Impressão simplificada: quem não declarou ou foi isento de declarar o imposto de renda nos dois últimos anos. Na próxima página, basta inserir seus dados pessoais e clicar em “enviar”:

Impressão do comprovante de inscrição no CPF versão simplificada

Irá surgir alguns caracteres de segurança para você digitar. Insira-os no campo indicado e toque em “Ok”;

O documento em sua forma digital já aparecerá para você. Para imprimir, clique em “Preparar página para impressão”;

Na página seguinte, clique em “Imprimir” e defina a impressora. Depois toque em “Imprimir” ou “Salvar”, se estiver escolhido salvar o documento em PDF no seu computador.

2.2. Atendimento Virtual (e-CAC): quem declarou imposto de renda em pelo menos um dos últimos dois anos, deve acessar esta opção. Na próxima página, basta escolher entre duas formas de login (código de acesso ou pelo acesso unificado gov.br) e preencher seus dados:

Tela do atendimento virtual ecac

No e-CAC, você deve selecionar o item “Cadastro” no menu superior e, em seguida, em “Comprovante de Inscrição no CPF”:

E-cac - comprovante de inscrição no CPF

O documento em sua forma digital já aparecerá para você. Para imprimir, clique em “Preparar página para impressão”:

E-cac Comprovante de CPF

Na página seguinte, clique em “Imprimir” e defina a impressora. Depois toque em “Imprimir” ou “Salvar”, se estiver escolhido salvar o documento em PDF no seu computador.

2.3. Impressão por código de atendimento: quem fez a solicitação de emissão do CPF por meio de agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal ou pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério das Relações Exteriores ou Comissão de Valores Imobiliários. Nesta opção, você terá acesso ao andamento de sua solicitação e à impressão do comprovante de inscrição no CPF.

Na próxima página, acrescente o local, o código e a data de atendimento, sua data de nascimento e selecione “Consultar” e siga os próximos passos indicados:

consulta de andamento do pedido e impressão do comprovante do CPF

Prontinho! Agora você já sabe como imprimir o seu CPF pela internet. Se desejar, você pode plastificar o documento para mantê-lo longe de rasuras dentro da carteira.

Ainda não sabe como tirar o CPF pela internet? Aprenda no passo a passo preparado pelo Olhar Digital!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!