Robert Pattinson comemora 35 anos de idade nesta quinta-feira (13). Mundialmente conhecido por interpretar o vampiro Edward Cullen nos filmes da saga Crepúsculo (2008-2012), o ator está em alta no mercado atualmente. Após passar alguns anos atuando em longas independentes, o britânico tem marcado presença em grandes e reconhecidas produções nos últimos dois anos, como ‘O Farol’, ‘Tenet‘ e ‘O Diabo de Cada Dia‘.

E mais: Pattinson retornará às telonas como o novo Bruce Wayne dos cinemas! ‘The Batman‘, previsto para ser lançado em 2022, irá rebootar (mais uma vez) a história do herói-morcego dos quadrinhos da DC Comics aos cinemas. Responsabilidade enorme, não?

publicidade

Mas verdade seja dita: uma boa parte do público (e nem o próprio ator, acredite) gosta dos cinco filmes da franquia ‘Crepúsculo’. O romance teen em exagero, a dinâmica com Bella Swan (Kristen Stewart), a deturpação de figuras míticas – como lobisomens e vampiros – e vários outros aspectos fazem com que as adaptações dos livros de Stephenie Meyer tenham um número considerável de haters. Por isso, o Olhar Digital vai te ajudar a mostrar um outro lado de Pattinson, ou seja, longas que o valorizam e destacam como profissional, e ainda apontar em quais plataformas de streaming você pode conferir tais produções.

Robert Pattinson durante evento realizado em outubro de 2020. Imagem: Debby Wong / Shutterstock.com
Robert Pattinson durante evento em Nova York, EUA, realizado em outubro de 2020. Imagem: Debby Wong / Shutterstock.com

Esqueça de vez a participação de Robert Pattinson em ‘Crepúsculo’ com esses 10 papéis e filmes marcantes:

  • ‘Harry Potter e o Cálice de Fogo’ (2005)
Robert Pattinson em cena de ‘Harry Potter e o Cálice de Fogo’ (2005). Imagem: Warner Bros./Reprodução

O primeiro papel de destaque de Pattinson foi aos 19 anos, como Cedrico Diggory em ‘Harry Potter e o Cálice de Fogo’. No filme, ele interpreta outro estudante de Hogwarts, mais velho que o protagonista, que participa do “Torneio Tribruxo” – competição entre várias escolas mágicas repleta de perigosos desafios.

publicidade

O personagem não participou de outros filmes da franquia (sem spoilers!) estrelada por Daniel Radcliffe, mas foi o pontapé inicial que lançou o ator em Hollywood

  • ‘Poucas Cinzas: Salvador Dalí’ (2009)
Robert Pattinson é Salvador Dalí em 'Poucas Cinzas' (2009(. Imagem: Kaleidoscope Entertainment/Reprodução
Ator é Salvador Dalí em ‘Poucas Cinzas’ (2009). Imagem: Kaleidoscope Entertainment/Reprodução

Nos anos posteriores à sua estreia nas telonas, Pattinson conseguiu apenas papéis menores, como em ‘Poucas Cinzas’, no qual interpretou o famoso artista surrealista Salvador Dalí. A trama aborda o complicado relacionamento amoroso do pintor com o poeta Federico García Lorca.

publicidade

O filme independente recebeu alguns elogios da crítica, mas foi um fracasso de bilheteria, Frustrado, o ator pensou em desistir da carreira, mesmo com apenas 22 anos. Isso mudou quando ele conseguiu o papel de Edward Cullen, em ‘Crepúsculo’. Caso queira assistir, o longa está disponível no LGBTFlix.

  • ‘Lembranças’ (2010)
Pattinson em ‘Lembranças’ (2010). Imagem: Summit Entertainment/Reprodução

Pattinson vive Tyler Roth, um jovem rebelde que não tem boa relação com o pai por conta de uma tragédia familiar, em ‘Lembranças’. No filme, o personagem e o melhor amigo, Aidan (Tate Wellington), acabam detidos após uma briga e, dias depois de serem soltos, descobrem que estudam com Ally (Emilie de Ravin), filha do policial que os prendeu.

publicidade

Como forma de vingança, Aidan propõe a Tyler que ele tente conquistá-la, mas aos poucos, acaba se apaixonando por Ally. A história emocionante abordar inúmeras questões familiares e conta com momentos de fazer qualquer um chorar. A produção está disponível no Amazon Prime Vídeo.

  • ‘Água para Elefantes’ (2011)
Ator protagoniza ‘Água Para Elefantes’ (2011) ao lado de Reese Witherspoon. Imagem: 20th Century Fox/Reprodução

Filme de Francis Lawrence (‘Jogos Vorazes’), ‘Água para Elefantes’ conta a história de Robert, um ex-estudante de veterinária que vive um romance com a encantadora de cavalos de um circo chamada Marlena, interpretada por Reese Whiterspoon.

Muitos fãs apontam que o longa foi o responsável por desvincular a imagem do ator com a saga ‘Crepúsculo’, mostrando ao público que ele é capaz de atuar em produções de peso. O filme está disponível no Disney+.

  • ‘Cosmópolis’ (2012)
Robert Pattinson em 'Cosmopolis' (2012). Imagem: Entertainment One/Reprodução
Robert Pattinson em ‘Cosmopolis’ (2012). Imagem: Entertainment One/Reprodução

Em ‘Cosmópolis’, Pattinson dá vida a Eric Packer, um jovem milionário que mora em Nova Iorque. Na trama, ele tenta chegar ao outro lado de Manhattan para cortar o cabelo, mas percebe que seu império está sob ameaça ao observar o caos instalado na cidade.

A partir daí, acreditando que alguém esteja preste a matá-lo, o personagem vive trancafiado em sua limusine blindada, só permitindo a entrada no veículo aqueles que foram “escolhidos a dedo” . O filme está disponível no Amazon Prime Vídeo.

  • High Life – Uma Nova Vida’ (2018)
Robert Pattinson em cena no filme de ficção científica 'High Life' (2018). Imagem: A24/Reprodução
Robert Pattinson em cena no filme de ficção científica ‘High Life’ (2018). Imagem: A24/Reprodução

Elogiadíssima produção independente de ficção científica, ‘High Life aborda uma proposta inusitada feita a um grupo de criminosos: trocar a sentença pela participação em uma missão especial arriscada. Monte, personagem de Pattinson, faz parte do grupo mandado ao espaço na viagem, que é abalada inesperadamente por uma tempestade de raios cósmico.

Com Juliette Binoche – vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por ‘O Paciente Inglês’ (1996) – e o rapper André 3000 no elenco, o filme está disponível apenas por aluguel digital, ou no Youtube ou no Google Play.

  • ‘O Rei’ (2019)
Personagem de Pattinson em ‘O Rei’ (2019). Imagem: Netflix/Divulgação

Trama que se passa durante a Guerra dos Cem Anos (entre França e Inglaterra nos anos de 1337 a 1453), ‘O Rei’ conta a história do jovem Henry V (Timothée Chalamet), que se torna Rei após a morte de seu pai – mesmo não desejando assumir o trono, e muito menos lutar uma guerra que não era sua. 

Na produção da Netflix, Robert Pattinson divide o protagonismo ao interpretar Louis, príncipe da França. O drama histórico é baseado em várias peças de ‘Henriad’, de William Shakespeare.

  • ‘O Farol’ (2019)
Ao lado de Willem Dafoe, Robert Pattinson protagoniza 'O Farol' (2019). Imagem: A24/Reprodução
Ao lado de Willem Dafoe, Robert Pattinson protagoniza ‘O Farol’ (2019). Imagem: A24/Reprodução

Indicado a Melhor Fotografia no Oscar de 2020, Pattinson vive o jovem Ephraim Winslow. Ambientado no início do século XX, ‘O Farol’ conta a história de Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável por um farol de uma ilha isolada que contrata Ephraim para substituir o ajudante anterior.

No entanto, o recém-contratado não tem acesso ao farol liberado, fator que leva ao aumento da curiosidade do jovem. Ele, então, fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço, ao mesmo tempo que fenômenos estranhos começam a acontecer. O filme está disponível no Telecine Play.

  • ‘O Diabo de Cada Dia’ (2020)
Pattinson é vilão amedrontador em 'O Diabo de Cada Dia'. Imagem: Summit Entertainment/Reprodução
Pattinson é vilão amedrontador em ‘O Diabo de Cada Dia’. Imagem: Summit Entertainment/Reprodução

Talvez uma das melhores, se não a melhor, atuação de Pattinson na carreira. Disponível na Netflix, ‘O Diabo de Cada Dia‘ é um thriller de terror americano, baseado no romance homônimo escrito por Donald Ray Pollock, de 2011. O filme é ambientado entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã, e acompanha diversos personagens em Ohio, os quais a vida acabam se conectando.

Robert Pattinson interpreta o amedrontador Preston Teagardin, um líder religioso. A produção ainda conta com nomes como Tom Holland, Bill Skarsgård, Riley Keough, Jason Clarke, Sebastian Stan, Haley Bennett, Eliza Scanlen e Mia Wasikowska no elenco.

  • ‘Tenet’ (2020)
'Tenet', de Christopher Nolan, conta com Robert Pattinson como coadjuvante. Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução
‘Tenet’, de Christopher Nolan, conta com Robert Pattinson como coadjuvante. Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução

Mais recente obra do cineasta Christopher Nolan – e vencedora no Oscar 2021, inclusive – ‘Tenet’ aborda uma organização que é designada para uma missão de escala global: evitar o início da Terceira Guerra Mundial

O Protagonista é um agente da CIA (John David Washington), que é recrutado e precisa impedir que Andrei Sator (Kenneth Branagh) inicie um conflito em escala global. Para isso, ele conta com o misterioso Neil, personagem de Pattinson. Disponível para aluguel digital por meio do Youtube ou Google Play.

  • Bônus: ‘The Batman’ (2022)
Cena de 'The Batman', que estreia em 2022. Imagem: Warner Bros/Divulgação
Cena de ‘The Batman’, que estreia em 2022. Imagem: Warner Bros/Divulgação

Sim: Robert Pattinson é o novo Bruce Wayne dos cinemas! Confirmado no papel ainda em 2019, ‘The Batman’ teve problemas nas produção por conta da pandemia de covid-19, doença que o ator contraiu também. No entanto, as filmagens encerraram recentemente e tem previsão de estreia em março de 2022.

O elenco do filme conta com Colin Farrell como Oswald Cobblepot/Pinguim, John Turturro como Carmine Falcone, Andy Serkis como Alfred Pennyworth, Paul Dano como o Edward Nigma/Charada, Peter Sarsgaard como o promotor Gil Colson e Jayme Lawson como candidata à prefeita de Gotham City, Bella Reál. Além de diretor, Matt Reeves também assina o roteiro, junto com Mattson Tomlin.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!