Hoje em dia, a maioria dos aplicativos possui serviços de localização. O intuito de alguns, como os apps de delivery, é facilitar processos ao localizar rapidamente – e de maneira precisa – o usuário mesmo antes dele acessar determinado serviço. Entretanto, esse recurso não é imperativo e alguns usuários não se sentem confortáveis em compartilhar suas localizações o tempo todo.

Pensando nisso, nós preparamos um tutorial para você conseguir verificar quais apps estão tendo acesso à sua localização e escolher se deseja manter ou não o compartilhamento.

Levando em consideração que, às vezes, você quer manter a localização ativa no “Maps”, por exemplo, mas o mesmo não é verdade para o aplicativo do seu banco, a Apple permite que você configure com quais apps e quando deseja compartilhar a localização.

As opções de compartilhamento são: sempre, durante o uso, nunca e pedir da próxima vez.

publicidade

Leia mais!

Como personalizar a localização por aplicativo?

  • Abra os Ajustes, depois toque em “Privacidade” e, em seguida, “Serviços de Localização”.
  • Você poderá verificar uma lista com todos os aplicativos que estão acessando (ou não) a sua localização. Para configurar de forma personalizada, acesse o app e defina quando que o software pode usar a informação.

    A chave seletora ativada indica que o smartphone está autorizado a compartilhar seus locais. Caso não deseje qualquer tipo de compartilhamento de localização, desative a chave. Lembrando que, isso impede o uso de apps de delivery, mapas e viagem;

Também existe a possibilidade de a sua localização estar sendo compartilhada com outras pessoas por meio do app “Buscar”, nativo da Apple. Para verificar essa informação:

  • Acesse o aplicativo na tela inicial do seu celular ou na biblioteca de apps;
  • Toque na aba “Eu”, se a chave seletora de “Compartilhar Localização” estiver verde, significa que a localização está disponível;
  • Para ver com quem você está compartilhando, toque na aba “Pessoas”. Neste campo você pode tanto excluir um usuário, impedindo o acesso à sua localização, como incluir clicando em “Compartilhar Localização”.

Vale lembra que, o app Buscar também é utilizado para encontrar o seu iPhone, caso você o perca, assim como outros dispositivos e objetos. Para não ter seu local compartilhado com alguém, basta apenas excluir a pessoa da lista, não sendo necessário desativar o compartilhamento total do app.

Para verificar a localização no iPad o caminho é o mesmo. Já no Mac, é necessário acessar “Preferências do Sistema”, depois “Segurança e Privacidade” e, por último, clicar na aba “Privacidade”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!