Entenda o que de fato são os novos termos de serviço do WhatsApp

Por Flavia Correia, editado por André Lucena 14/05/2021 16h17, atualizada em 09/12/2022 19h02
shutterstock_1896121492-1920x1080
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Desde que foram anunciadas as novas regras de privacidade do WhatsApp, em janeiro deste ano, o assunto tem gerado muitas dúvidas entre os usuários ao redor do mundo. A medida entrará em vigor a partir deste sábado (15), quando a notificação de aceite não poderá mais ser ignorada e os recursos do aplicativo serão reduzidos para aqueles que não fizerem a adesão.

Por que o WhatsApp resolveu atualizar seus termos de serviço?

Com o objetivo de lançar uma série de recursos para as contas empresariais, visando tornar o WhatsApp um aplicativo único de múltiplas funcionalidades, o Facebook (dono do mensageiro) anunciou a necessidade de inclusão de novas ferramentas, que têm dois propósitos principais.

Para as empresas menores, será mais fácil fazer uma espécie de vitrine no WhatsApp. Eles poderão fazer upload de catálogos diretamente no aplicativo e permitir aos clientes que concluam uma compra inteira sem precisar ser deslocado a nenhum outro lugar.

Para as maiores, o aplicativo planeja disponibilizar ferramentas técnicas que visam facilitar a integração do WhatsApp com a tecnologia pré-existente dessas empresas. Esses recursos podem permitir que as lojas, por exemplo, enviem mensagens automaticamente assim que os pedidos forem enviados.

whatsapp
Usuários que aceitarem os termos não serão prejudicados, garante o Whatsapp. / Imagem: Captura de tela Whatsapp

Por que novos recursos de negócios necessitam de uma mudança nos termos de privacidade?

Implícita a todos esses recursos está uma grande mudança na relação do WhatsApp com o Facebook . Para permitir às empresas que os dados sejam unificados em ambas as plataformas, as ferramentas de compras do WhatsApp, por exemplo, deverão “conversar” com as mesmas do Facebook. E assim, em vez de obrigar as empresas a manter o controle do estoque em duas lojas on-line totalmente separadas, o WhatsApp permite que elas, simplesmente, administrem a mesma loja nas duas plataformas.

Novos recursos são fundamentais para o bom funcionamento de contas comerciais. A integração de dados entre Whatsapp e Facebook facilita o trabalho das empresas. / Imagem: Whatsapp Blog

Outro exemplo: empresas maiores poderão contratar o trabalho de executar seus recursos do WhatsApp diretamente no Facebook. Isso significa que, quando o cliente enviar uma mensagem para uma grande empresa, o texto pode ser entregue aos mesmos servidores que administram o Facebook.

Mas, para que essa facilidade seja possibilitada às contas comerciais, os usuários do WhatsApp devem aceitar os termos. Se ignorarem os recursos de negócios, nada dessa sobreposição com o Facebook será relevante.

Leia mais:

O WhatsApp está se integrando ao Facebook?

De acordo com reportagem do The Guardian, sim. Embora esses termos de serviço realmente afetem apenas os recursos de negócios do aplicativo, subentendido à discussão está o fato de que o Facebook anunciou um plano de longo prazo para integrar o WhatsApp, o Facebook Messenger e o Instagram

Isso já aconteceu entre os dois últimos, mas a empresa está tentando descobrir como fazer o trabalho mais complexo de vincular também o WhatsApp – um serviço em que cada mensagem é criptografada de ponta a ponta e por meio do qual os usuários são contatados com números de telefone, não nomes de usuário. 

No entanto, em algum momento no futuro, parece provável que os usuários do Messenger poderão enviar uma mensagem de texto ou foto diretamente para alguém que utilize apenas o WhatsApp.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.