É ou não é? ‘Roblox’ diz que não é mais um jogo, e sim “uma experiência”

Arthur Henrique17/05/2021 10h33
Jogo-criado-no-Roblox.png
Imagem: Reprodução/Roblox
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Roblox‘ é um lugar onde você joga, certo? Mesmo sendo uma plataforma com vários outros “joguinhos”, o título preenche todos os requisitos para, de fato, ser chamado de game. Então, por que um dos fenômenos de mais sucesso do mundo atualmente agora não quer ser mais chamado de “jogo”?

De acordo com o site The Verge, ‘Roblox’ apagou quase todas as menções à palavra “jogo” do site oficial, guias internas, descrições, termos de licença, material de divulgação, enfim, de tudo. Agora, a desenvolvedora Roblox Corporation chama o produto de “discover” (descoberta) ou “experience” (experiência) dentro da plataforma, que tem mais de 42,1 milhões de usuários ativos diários.

Roblox
Imagem: Miguel Lagoa / Shutterstock.com

“O termo ‘experiências’ é consistente com a forma como desenvolvemos nossa terminologia para refletir nossa compreensão do metaverso (mundo virtual). ‘Roblox’ é uma comunidade on-line onde as pessoas fazem coisas juntas e, ao longo dos anos, começamos a nos referir a esses mundos como experiências, pois representam melhor a ampla gama de lugares imersivos 3D – de lobbys a shows virtuais – que as pessoas podem desfrutar junto com seus amigos”, declarou um porta-voz da empresa responsável pelo jogo/título/descoberta, enfim…

O que todos querem saber é: por que a mudança de nome agora? E a resposta é um pouco surpreendente: a batalha judicial entre Apple e Epic. Um dos pontos-chaves da discussão é a tentativa da loja virtual de games para PC em provar que ‘Fortnite‘ é mais do que apenas um jogo. Isso porque, ao ser classificado como tal, ele está sujeito às restrições da App Store, não podendo operar a própria loja e/ou ter transações feitas dentro do aplicativo.

Leia mais:

Então o ‘Roblox’ – que apesar de algumas ressalvas, tem permissão da Apple para operar a própria loja dentro da plataforma, já que é categorizado como um “aplicativo” e não um “game” – removeu silenciosamente todas as menções possíveis da palavra “jogo”. E, claro, a decisão irritou alguns fãs, que deixaram mensagens irritadas no Twitter, Reddit, além de outros fóruns e redes sociais.

Atitude polêmica ou não, a verdade é que ‘Roblox’ não tem praticamente nada a ganhar entrando deliberadamente no “campo minado” das regras de jogos do iOS da Apple. Ainda mais porque o longo debate no tribunal contra a Epic que ainda está acontecendo, sem data e hora para acabar…

Fontes: The Verge e Kotaku

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Arthur Henrique é redator(a) no Olhar Digital