Spotify anuncia transcrição automática para os podcasts do streaming

Por Matheus Barros, editado por Lyncon Pradella 18/05/2021 17h08, atualizada em 18/05/2021 17h49
Logo do Spotify
Spotify Créditos: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify (Android | iOS) está investindo cada vez mais no mercado de podcasts e recentemente anunciou uma novidade para os programas de áudio que estão na plataforma. Visando trazer melhorias na acessibilidade do aplicativo, o Spotify passará a incluir transcrição automática nos podcasts originais e exclusivos da empresa.

Transcrição de podcasts do Spotify
Spotify anuncia transcrição automática para os podcasts do streaming.
Imagem: Divulgação/Spotify

Junto com o arquivo de áudio, será apresentado uma versão em texto e, caso o usuário deseje, pode clicar em algum trecho do texto que o podcast será reproduzido daquele ponto. O Spotify informou que passará a ativar as transcrições automáticas de todos os podcasts ao longo do tempo.

Além da transcrição, o Spotify está alterando sua interface para auxiliar usuários que possuem alguma deficiência visual. Os botões do streaming de áudio terão o tamanho alterado, além das cores e formatações dos textos que também sofrerão mudanças.

Leia também!

Spotify lança plataforma de assinatura de podcasts e desafia Apple

No final de abril, a plataforma de streaming lançou uma linha de assinatura específica para podcasts, no intuito de desafiar a Apple, que fez um anúncio similar.

Por ora, a novidade vale apenas para o mercado dos Estados Unidos, mas o Spotify planeja abri-la para outros países “nos próximos meses”. O funcionamento é simples: produtores de podcasts poderão marcar conteúdos específicos de suas criações como “exclusivos para assinantes”.

A empresa sueca ainda afirmou que não cobraria comissões dos criadores de conteúdo, ao contrário do serviço concorrente na Apple. Entretanto, este benefício só vale para os dois primeiros anos do serviço. A partir de 2023, uma taxa de 5% será cobrada dos produtores.

O Spotify informou que a estrutura de assinatura dos podcasts é feita com base no modelo criado pela Anchor, empresa do setor que foi comprada pela companhia sueca em fevereiro de 2019 – na mesma ocasião, ela também comprou a Gimlet, outra companhia famosa entre produtores de podcasts.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.