O CEO do Google, Sundar Pichai, abriu o evento Google I/O 2021 falando sobre o Maps. Sem estipular uma data específica, o executivo listou algumas conquistas do aplicativo de GPS – como a adição de 150 quilômetros de ciclovias e algumas funções relacionadas à Covid-19 – antes de partir para as duas principais novidades:
A primeira foi chamada de “rotas eco-friendly”: como o nome já adianta, tratam-se de ajustes de percurso mais amigáveis ao meio ambiente. Neste caso, usando toda a expertise e dados coletados pelo app, o Google Maps logo será capaz de redirecionar suas rotas, levando em consideração a redução de consumo de combustível e a emissão de carbono dos veículos de seus usuários.
Leia também
- Esqueceu onde deixou o carro estacionado? Veja como achar pelo Google Maps
- Google Maps não funciona? Tente essas dicas para resolver o problema
- Localizador de vacinas: Google Maps indica locais de imunização no Brasil

A segunda novidade é a “Safer Routing”, que utilizará a inteligência artificial (IA) para analisar condições de trânsito, clima e vias para determinar pontos de maior probabilidade de riscos à sua segurança – como uma rota que traz curvas muito acentuadas que possam forçar você a frear com mais força ou com mais frequência, por exemplo. Com isso, o Maps reajustará a rota para locais que considerar mais seguros, deixando você uma posição mais confortável no caso de algum imprevisto.

As novidades não param por aí: para quem usa o Maps a pé ou na bicicleta, o app agora exibirá as vias com a devida escala de espessura, acabando com a confusão de “qual lado da rua” você pode estar quando está buscando um endereço. Nesse ínterim, também serão destacadas calçadas e trilhas acessíveis a cadeirantes, por exemplo.

Outro recurso interessante vai considerar a hora do dia e se você está ou não fora de casa, para destacar pontos de interesse a você. Por exemplo, se você sair de casa às 7h, o Maps vai destacar padarias e locais que vendam produtos relacionados ao café da manhã, escondendo restaurantes e bares que funcionam na hora do almoço ou à noite.

Falando nisso, um recurso já disponível nos restaurantes e bares – que mostra o quão ocupados estão os estabelecimentos – deve ser expandido para ruas, avenidas e regiões de amplo trânsito.
Se você, por exemplo, estiver em direção ao Cristo Redentor (RJ) ou a Rua 25 de Março (SP), o Maps poderá indicar o grau de movimento das áreas e ajudar você a planejar sua visita.

Finalmente, para usuários adeptos do Live View, o Google vai adicionar diversos indicadores de realidade aumentada na tela do seu dispositivo, facilitando a você encontrar seu caminho em cruzamentos complicados por meio de placas de rua virtualizadas, ou fachadas de hotéis devidamente nomeadas.

Tudo isso deve chegar ao Android e ao iOS nos próximos meses, em atualizações graduais.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!