O Instagram está na lista das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, com mais de 1 bilhão de contas ativas. E, em meio a tantos usuários, sempre existirá aquele spam idesejado, ou mesmo algum conhecido que você não quer que acesse o seu perfil.

Para isso, o Instagram possui um recurso para bloquear outros usuários. E, em fevereiro deste ano, a rede social incrementou uma atualização para garantir que os famosos stalkers – ou mesmo contas operadas por bots – não acessem o seu perfil mesmo que, após o bloqueio, façam uma nova conta no futuro.

Já que o intuito do recurso é garantir a privacidade dos usuários, essa é uma forma de assegurar que as pessoas bloqueadas fiquem impossibilitadas de visualizar seu perfil, enviar mensagens diretas e sequer ver as postagens no feed, Stories, IGTV e Reels – até que você eventualmente desbloqueie, se desejar.

A rede social não deixa claro como realiza esse bloqueio, mas acredita-se que a política de dados ajude neste caso, porque ela permite a coleta de “identificadores exclusivos, IDs do dispositivo e outros identificadores”. Ou seja, reconhece o dispositivo onde a nova conta foi criada, facilitando o bloqueio.

publicidade

Como bloquear contas no Instagram

1 – Abra o aplicativo do Instagram, disponível para celulares Android e iOS;

2 – Acesse o perfil da pessoa que você deseja bloquear;

3 – No topo do perfil, clique no ícone dos três pontos;

Print do aplicativo do Instagram

4 – Selecione a opção “Bloquear”;

Print do aplicativo do Instagram

5 – Escolha entre as opções para bloquear somente a conta em questão, ou as que serão criadas futuramente. Em seguida, clique em “Bloquear”;

Print do aplicativo do Instagram

Leia também!

Como desbloquear uma conta no Instagram

1 – Acesse o perfil bloqueado e clique na opção “Desbloquear”;

Print do aplicativo do Instagram

2 – Confirme a ação clicando novamente em “Desbloquear”.

Print do aplicativo do Instagram

Pronto! Agora você já sabe como manter sua privacidade no Instagram e como bloquear contas que forem criadas futuramente por usuários que te incomodam.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!