Lote que apresentou problemas na Europa não é utilizado no Brasil. Crédito: ShutterStock
A Fiocruz deve paralisar na próxima quinta-feira (20) a produção de vacinas contra a Covid-19. Assim como o Instituto Butantan, em São Paulo, o laboratório no Rio de Janeiro está sofrendo com a falta de insumos para fabricação dos imunizantes.
A entidade informou que o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) foi consumido antes do tempo previsto, o que vai acarretar na paralisação da fabricação por alguns dias. Ainda não há informação de que a produção interrompida irá afetar o cronograma de entrega das doses no mês de junho para o Ministério da Saúde. “Caso possa haver algum impacto, ele será avaliado e comunicado mais à frente”, diz a nota.
No entanto, dois novos lotes de insumos da China estão previstos para serem entregues no Brasil no próximo sábado (22), após uma remessa inicialmente prevista para o dia 29 de maio ser antecipada.
Com a entrega de sábado, a Fiocruz receberá insumos suficientes para produzir 12 milhões de vacinas contra a Covid-19. Apesar da paralisação, a entidade não cogita a possibilidade de interromper as entregas, mas a quantidade de doses por entrega pode ser afetada. O laboratório entrega em média de 4 a 6 milhões de doses por semana, isso pode cair para 3,5 ou 4 caso aja um impacto grande no atrasado.
Leia mais:
A fabricação deve ser retomada no dia 26, após o IFA passar por três dias de descongelamento. Lembrando que, depois da produção, a Fiocruz leva cerca de 20 dias para garantir o controle de qualidade das vacinas antes da entrega para o Ministério da Saúde. Por isso, as entregas até o dia 8 de junho já estão garantidas.
Na última sexta-feira, a Fiocruz adiou novamente a previsão para começar a fabricar o IFA em solo nacional. Inicialmente prevista para começar no dia 15 de maio, não há mais prazo para produção do insumo.
O Butantan também interrompeu a produção da Coronavac, a expectativa do laboratório é retomar a fabricação após a chegada do próximo lote do IFA, com entrega aguardada para o próximo dia 26. O carregamento será suficiente para a produção de 7 milhões de doses.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de maio de 2021 15:39