IFA 2021 é cancelada mesmo após promessa de voltar em setembro

Maior evento de tecnologia da Europa citou “incertezas de saúde global”, aludindo o cancelamento da edição deste ano à pandemia
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 19/05/2021 11h27, atualizada em 19/05/2021 16h48
Imagem mostra a fachada de um edifício de Berlim, com a logomarca da feir tecnológica IFA
Imagem: Positiv Berlin/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A IFA 2021 está cancelada. A informação veio da própria organização do evento, que citou “incertezas de saúde global” para a decisão. Vale lembrar que, há poucas semanas, a mesma organização prometeu que a feira retornaria em setembro em formato presencial em Berlim, na Alemanha.

A justificativa, evidentemente, é a pandemia da Covid-19, que ainda vem apresentando números assustadores apesar dos progressos feitos nas campanhas de imunização em vários países.

Segundo os organizadores da IFA 2021, a feira acabou cancelada porque as vacinas estão apresentando demora em suas distribuições, além de variantes do coronavírus (Sars-Cov-2) adicionarem às preocupações de saúde.

Leia também

Imagem mostra um smartphone com a logomarca da IFA 2021, feira de tecnologia da Europa que acabou cancelada por preocupações com a Covid-19
A organização da IFA 2021 tinha planos de conduzir a feira presencialmente em setembro, mas a pandemia ainda assustou a equipe, que cancelou o evento. Imagem: rafapress/Shutterstock

“Infelizmente, os mais recentes desenvolvimentos na saúde pública introduziram muitos riscos para o planejamento de todos para o evento”, disse Kai Hillebrandt, chairman do comitê de supervisão da Consumer & Home Electronics GmbH. “Agora, nós simplesmente temos muitas incertezas. Por isso, neste momento, tornou-se quase impossível para qualquer pessoa planejar com responsabilidade suas participações em qualquer feira da indústria”.

É o segundo ano seguido que a IFA é impedida de acontecer: em 2020 o maior evento de tecnologia da Europa foi conduzido de forma mista (online e presencial), mas muitas empresas escolheram não participar do formato, priorizando anúncios próprios que foram feitos nas mesmas datas da feira.

A Covid-19 acabou forçando o cancelamento de outra feira de tecnologia muito conhecida – a edição de Barcelona do Mobile World Congress (MWC). Previsto para realização em junho na cidade catalã, a feira acabou saindo de campo após empresas como Samsung, Lenovo, Oracle e diversas outras anunciarem que não participariam do evento.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital