Rumor: Netflix quer entrar no mercado de games

Por Breno Pessoa, editado por Renato Mota 21/05/2021 19h40
Tela do jogo Stranger Things 3
A Netflix já teve alguns jogos inspirados em seus programas, a exemplo de 'Stranger Things'. Crédito: Netflix/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Netflix estaria planejando um divisão de games, segundo reportagem do The Information. De acordo com as informações apuradas pelo veículo, o plano seria criar uma plataforma similar ao Apple Arcade, que disponibiliza jogos mediante uma assinatura. Para viabilizar a empreitada, a gigante do streaming está em busca de um veterano da indústria de videogames.

Leia mais:

O lançamento de um serviço dessa natureza não soa estranho ao modelo de negócios adotado pela companhia. Afinal, é comum que alguns encarem o Apple Arcade como uma espécie de Netflix de jogos, com títulos exclusivos e outros que ficam disponíveis por tempo limitado no catálogo. É um formato similar também ao XBox Game Pass, a mais bem-sucedida experiência nesse campo.

Embora a notícia cite a Apple Arcade como uma referência, é de se supor que uma escolha natural para a Netflix seria um serviço de streaming de jogos. Apesar de existirem iniciativas desse tipo oferecidas pela Sony e pela Microsoft, por exemplo, é um formato ainda vacilante. Vide o Google Stadia, lançado no fim de 2019 e que, até o momento, tem se mostrado um fracasso. Espera-se que a Netflix tenha um plano mais sólido em mãos.

Mais interatividade = games?

Considerando também que a Netflix já fez investimentos pontuais em videogames, a exemplo de alguns jogos baseados nas séries ‘Stranger Things’ ‘La Casa de Papel’, o rumor noticiado pelo The Information parece fazer sentido. É bom lembrar também que a companhia já vem apostando, ainda que timidamente, em produções interativas, a exemplo de episódios especiais de programas, em que é possível escolher o destino dos personagens. O exemplo mais célebre nesse campo é ‘Bandersnatch’, episódio interativo de ‘Black Mirror’ lançado em 2018.

Cena de Bandersnatch em que o usuário pode decidir atitude do personagem.
‘Bandersnatch’, episódio interativo de ‘Black Mirror’, foi o primeiro programa interativo de sucesso da plataforma de streaming. Crédito: Netflix/Divulgação

Em nota enviada ao Polygon, a empresa não confirmou diretamente o desenvolvimento de uma plataforma de games, mas deu a entender que, pelo menos, deve investir mais em interatividade. No comunicado, a companhia diz que os assinantes “gostam de se envolver mais profundamente com as histórias que amam” e cita programas interativos e jogos inspirados em séries. “Então, estamos empolgados para fazer algo mais com entretenimento interativo”, diz o final do texto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Breno Pessoa
Redator(a)

Breno Pessoa é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco e acumula mais de 15 anos de experiência. Já cobriu cinema, literatura, tecnologia etc. Hoje, escreve no Olhar Digital.

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital