O Google Stadia, plataforma de cloud gaming do Google, ganhará cerca de 100 jogos em 2021, segundo anúncio feito pela empresa de Mountain View em seu blog oficial. Alguns dos títulos destacados na postagem incluem “FIFA 21”, “Judgment”, “Shantae: Half-Genie Hero – Ultimate Edition” e “Shantae: Risky’s Revenge”.

A notícia vem nos calcanhares de um anúncio feito também pela empresa na última semana, sobre o fechamento dos estúdios do Google Stadia em Montreal (Canadá) e Los Angeles (Califórnia). O motivo seria o de uma decisão da gestão do Google de que a plataforma de cloud gaming deixaria de criar produtos “first party” (ou seja, jogos de criação própria) para se concentrar apenas em parcerias com publishers terceirizadas, como Electronic Arts, Sega e similares.

Google Stadia: fechamento de estúdio próprio simboliza o foco total do Google em parcerias com empresas de fora. Imagem: Ascannio/Shutterstock
Google Stadia: fechamento de estúdio próprio simboliza o foco total do Google em parcerias com empresas de fora. Imagem: Ascannio/Shutterstock

“Criar os melhores jogos do zero exige muitos anos e um investimento significativo, e o custo disso vem subindo exponencialmente”, disse Phil Harrison, vice-presidente e gerente geral do Google Stadia, na semana passada. “Dado o nosso foco em construir [produtos] em cima da tecnologia comprovada do Stadia, bem como aprofundar nossas parcerias de negócios, nós decidimos que não vamos mais investir na criação de conteúdo exclusivo de nosso time interno da divisão SG&E [Stadia Games and Entertainment], além de títulos de curto prazo”. Harrison ainda acrescentou que o trabalho com desenvolvedores e publishers terceirizados é “o melhor caminho para aprimorar o Stadia em um negócio sustentável e de longo prazo”.

Com o fim do estúdio interno, a veterana da indústria dos jogos, Jade Raymond, saiu da companhia. Ela, que deixou a liderança da Electronic Arts em Montreal para se juntar ao projeto Google Stadia em março de 2019, não comentou o caso. Raymond é creditada como uma das mentes criadoras da franquia “Assassin’s Creed“, quando trabalhou na Ubisoft, que também tem um estúdio na metrópole canadense.

publicidade

O post confirmando os planos de jogos do Google Stadia para este ano ainda incluem trailers e datas de nascimento de nove destes títulos, conforme a lista abaixo:

  • “Shantae: Half-Genie Hero Ultimate Edition” (WayForward) – 23 de fevereiro de 2021
  • “Shantae: Risky’s Revenge – Director’s Cut” (WayForward) – 23 de fevereiro de 2021
  • “It came from space and ate our brains” (Triangle Studios) – 2 de março de 2021
  • “FIFA 21” (Electronic Arts Vancouver) – 17 de março de 2021
  • “Kaze and the Wild Masks” (PixelHive/SOEDESCO Studios) – 26 de março de 2021
  • “Judgment” (Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA) – 23 de abril de 2021
  • “Killer Queen Black” (Liquid Bit/Bumble Bear Games) – data a confirmar
  • “Street Power Football” (SFL Interactive/Gamajun/Maximum Games) – data a confirmar
  • “Hellpoint” (Cradle Games/tinyBuild) – data a confirmar

Fãs do Google Stadia vão notar a falta de “Terraria”. Segundo conta o nosso site-irmão Vida Celular, o projeto acabou cancelado após o Google inexplicadamente trancar o criador do jogo, Andrew Spinks, de suas contas no Google. Justificadamente chateado, Spinks afirmou que trabalhar com o Google “é um atraso” após alegar que perdeu o acesso a “15 anos de Gmail e milhares de dólares em compras de aplicativos e filmes no Google Play, bem como nenhum acesso aos seus dados no Google Drive”. O canal do jogo no YouTube também estava fora do ar na semana passada.

Via: Google (1) (2)