Nesta terça-feira (25), a empresa Moderna disse que a sua vacina Covid-19 é segura e parece ser eficaz em adolescentes. O ensaio de fase 2/3 com 3.732 crianças de 12 a 17 anos nos Estados Unidos mostraram que a vacina produziu uma boa resposta imunológica equivalente a descobertas anteriores em adultos.

O estudo não foi projetado para examinar somente a eficácia. As observações descobriram que nenhuma das crianças que receberam a vacina adoeceu com Covid-19, depois de 14 dias após a segunda dose. Quatro das crianças que receberam o placebo testaram positivo para Covid-19, o que Moderna disse ser “consistente com uma eficácia da vacina de 100%”. 

publicidade

A empresa também afirmou disse que o número pode mudar à medida que mais dados são coletados. Além disso, foi analisado o desempenho da vacina Covid-19 após apenas uma dose. Os resultados sugerem que a vacina foi 93% eficaz na prevenção de casos leves, o qual envolve apenas um sintoma da doença coronavírus em vez de dois ou mais sintomas.

Ademais, a vacina foi “geralmente bem tolerada” e que nenhuma preocupação significativa de segurança foi identificada. Os efeitos colaterais incluíram: dor de cabeça, fadiga, dores musculares e calafrios após a administração da segunda dose. A Moderna relevou que planeja apresentar os resultados à Food and Drug Administration dos Estados Unidos ainda no início de junho. 

publicidade

Leia mais!

Depois que a Moderna solicitar ao FDA a autorização do uso emergencial de sua vacina para adolescentes, a agência analisará os dados apresentados pela empresa. Caso os dados forem sólidos, o FDA dará à vacina luz verde para que ela seja usada em pessoas mais jovens.

publicidade

Neste momento, tanto a Pfizer quanto a Moderna estão testando suas vacinas em crianças menores, com idades entre 6 meses e 11 anos. O Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, explicou que crianças em idade elementar provavelmente não serão vacinadas até o final do ano.

Fonte: CNN

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!