Realizado pela Monash University e Alfred Health, um estudo encontrou uma redução de 70% em um tipo de papilomavírus humano (HPV) em homens gays e bissexuais depois da implementação do programa de vacinação contra o HPV nas escolas. O estudo foi publicado na Lancet Infectious Diseases e liderado pelo Professor Associado Eric Chow.

Ele descobriu que houve uma redução significativa em todos os quatro genótipos evitáveis em homens com idades entre 16 a 20 anos após a introdução da vacina para meninos em 2013. Nisto, a Austrália é um dos primeiros países que possuem programas de vacinação contra o HPV para meninos e meninas. 

Além disso, a vacina cobre quatro genótipos: 11/06/16/18. Os genótipos 6/11 causam cerca de 90% dos casos de verrugas genitais, enquanto os genótipos 16/18 causam cerca de 70% dos cânceres cervicais e anais. Este é o primeiro estudo a mostrar que a implementação do programa de gênero neutro pode reduzir o HPV anal de alto risco e também reduzir a incidência de câncer anal em homens gays e bissexuais.

A pesquisa recrutou 400 homens gays e bissexuais com idade média de 19 anos de clínicas de saúde sexual e da comunidade em Melbourne, na Austrália. Os resultados foram comparados com o grupo de 200 homens gays / bissexuais pré-vacinação entre 2010 a 2012 e também com o grupo pós-vacinação em 2017-2018.

publicidade

Leia mais:

Com isso, foi demostrado uma redução nos genótipos quadrivalentes anais de 28% para 7,3% e genótipos quadrivalentes penianos também menores no grupo pós-vacinação 6,1% em comparação com 11,9%. Portanto, a incidência de câncer anal aumentou entre os homens nas últimas três décadas. 

Os resultados do estudo sugerem que a vacinação masculina pode levar a uma redução potencial do câncer anal entre gays e bissexuais. “A Austrália tem um programa de vacinação contra o HPV muito bem-sucedido para meninos e meninas com alta cobertura de vacina”, afirmou o professor.

Ele validou que “a vacina é eficaz na redução de doenças relacionadas ao HPV e mostra algumas evidências promissoras de que isso pode levar a uma redução do câncer relacionado ao HPV no futuro.”

Fonte: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!