Uma grande parcela da população sofre ou já sofreu com insônia. No Brasil, o número de pessoas que sofrem desse distúrbio ultrapassa os 70 milhões de pessoas, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS).

A falta do sono piora devido à ansiedade e às preocupações do dia a dia, principalmente na atual situação de pandemia. O iPhone possui um app que pode te ajudar a monitorar o seu sono e alcançar a meta de dormir mais cedo.

O app Saúde, disponível nos dispositivos da Apple, possui diversas opções com tópicos para te ajudar a visualizar e a cuidar da sua saúde. Conforme você acrescenta dados, ele oferece um cenário holístico sobre a sua situação naquele momento. É possível ter um ‘relatório’ sobre o seu coração, acompanhar um ciclo menstrual, entender se você está tendo uma boa alimentação por meio da aba “Nutrição”, entender suas medidas corporais, controlar e melhorar o sono, entre outras.

Vale ressaltar que, nenhum aplicativo substitui a consulta de um médico. O intuito do software é auxiliar usuários no controle de sua saúde e oferecer soluções para condições não emergentes.

publicidade

Como o app Saúde pode melhorar meu sono?

Ter uma boa noite de sono faz parte do pacote “ter uma boa saúde”, já que o descanso é essencial para a mente e corpo. Na aba “Sono” do aplicativo, você consegue configurar o horário em que deseja dormir, a quantidade de horas necessárias de sono e a hora em que precisa acordar.

O programa também oferece o “Modo Sono” para o seu celular, que ativa o “Não perturbe” no horário que você configurou para dormir, evitando distrações com ligações e notificações. Considerando emergências, o sistema permite que você adicione contatos que não devem ser barrados.

Como outra opção o app também oferece o “Modo Relaxar”, que evita distrações e permite que você crie atalhos à tela bloqueada, para situações excepcionais.

Conforme o aplicativo é alimentado com dados, é possível monitorar o sono com estimativas sobre o tempo que você passa na cama e o tempo que passa efetivamente dormindo, análises de mudanças na atividade física – incluindo movimentos durante a noite. E você também pode definir metas e, posteriormente, conferir com os resultados se as alcançou.

Leia mais!

Como configurar o monitoramento de sono no iPhone?

1. Abra o app Saúde, toque na aba “Explorar” e depois em “Sono”;

2. Clique em “Começar”, para configurar dados padrões de sono e depois em “Seguinte”, para pular a apresentação do app;

3. Defina o tempo de sono que deseja ter e toque em “Seguinte”. Depois decida os dias e horários em que esse tempo irá valer e, se quiser, adicione um alarme para acordar. Clique em “Adicionar” para continuar;

4. O app apresentará um resumo do que foi definido, se quiser alterar ou incluir essa é a hora. Depois clique em “Seguinte”;

5. Na próxima tela, decida se deseja ativar o “Modo Sono” clicando em “Ativar”, se não quiser basta escolher a opção “Ignorar”;

6. Escolha também se deseja ativar o “Modo Relaxar”. Nele você pode definir o tempo em que o celular fica ‘relaxado’. Se escolher ativar, na tela seguinte você precisará definir os atalhos dos únicos apps que ficarão disponíveis enquanto o modo está ativo. Você também pode ativar o modo relaxar sem necessariamente adicionar atalhos;

7. Por fim, será exibido um resumo da sua configuração. Clique em “Ok” e prontinho!

Agora é só curtir a boa noite de sono sem interrupções. Para desativar o recurso, basta acessar a aba de sono, rolar a tela até o final e clicar em “Opções”. Desative as chaves seletoras de todas as configurações que deseja desativar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!