Lembrada principalmente pela fabricação de produtos Apple e de componentes eletrônicos dos mais diversos tipos, a Foxconn tem aumentado sua inserção no segmento de veículos elétricos. Nesta segunda-feira, a companhia anunciou parceria com a estatal tailandesa de energia PTT PCL para a fabricação de carros no país.

Ainda não foram revelados muitos detalhes a respeito do acordo recém-firmado, exceto de que seria a parceria funcionaria como uma “plataforma aberta” para fornecimento de soluções em software e hardware para montadoras de veículos da Tailândia.

publicidade

Essa plataforma poderia, por exemplo, facilitar a entrada de empresas sem experiência no segmento e torná-las competitivas em meio a montadoras já estabelecidas.

Leia mais:

publicidade

A iniciativa não é a primeira aposta da Foxconn no segmento, que anunciou em 2020 a entrada no mercado. Em janeiro, a gigante taiwanesa firmou parceria com a startup chinesa Byton para a montagem de utilitários esportivos elétricos. No mesmo mês, foi anunciada outra parceria, desta vez com a também chinesa Zhejiang Geely Holding, com foco na produção de veículos para outras montadoras.

Mais recentemente, a Foxconn também firmou parceria com a norte-americana Fisker para a fabricação de veículos elétricos nos Estados Unidos, com produção prevista para o fim de 2023. A expectativa é produzir cerca de 150 mil carros por ano.

publicidade

De olho no mercado automotivo

A projeção da Foxconn é conseguir fornecer componentes ou serviços para pelo menos 10% dos veículos elétricos fabricados entre 2025 e 2027 no mundo. Dada a quantidade de anúncios feitos nos últimos tempos, o número parece factível e a companhia talvez também desponte como uma gigante nesse setor.

Usuários observam painel inteligente de carro.
União entre montadora e fabricante de componentes eletrônicos promete incrementar interação entre motoristas e veículos. Crédito: Mobile Driver/Divulgação

O fato é que a Foxconn vem sucessivamente dando passos no mercado automotivo até mesmo fora do segmento de veículos elétricos. Ainda este mês, a companhia também formou joint venture com a Stellantis dedica a interfaces para veículos, com foco em conectividade.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!