Imunidade concedida após infecção por Covid-19 dura pelo menos 1 ano, diz estudo

Lucas Soares31/05/2021 12h04
Variante pode dificultar que imunidade de rebanho seja atingida
Foto: Lightspring/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pessoas que tiveram Covid-19 desenvolvem imunidade ao vírus. No entanto, o tempo que essa resistência dura ainda é incerto, mas uma pesquisa feita na Itália indica que os infectados devem ficar imunes por pelo menos um ano.

“A imunidade natural ao SARS-CoV-2 parece conferir um efeito protetor por pelo menos um ano, que é semelhante à proteção encontrada em estudos recentes de vacinas”, relataram os pesquisadores de uma equipe liderada pelo Dr. Nicola Mumoli, do Hospital Fornaroli em Magenta, na Itália.

O estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine reuniu dados de imunidade de mais de 15 mil pessoas. O grupo foi testado entre o começo de 2020 e fevereiro de 2021. Nos testes iniciais, 13 mil tiveram resultado negativo e 1.579 mil, positivo.

Imunidade da Covid-19

Um ano depois, 3,9% das pessoas que nunca tinham tido Covid-19 testaram positivo. Dos que já tinham pego, apenas 0,31% apresentaram um novo diagnóstico para a doença. Além disso, apenas 1 em cada 5 pacientes reinventados estavam com sintomas suficientes para precisarem de atendimento médico.

Leia mais:

O tempo médio para reinfecção por Covid-19 após a imunidade também foi dado como bem longo, cerca de 230 dias após o contágio inicial. Apesar dos resultados, os pesquisadores ainda defendem que quem teve coronavírus tome vacina.

“Em primeiro lugar, não sabemos quanto tempo dura a imunidade natural à Covid-19”, escreveu o Dr. Mitchell Katz, da NYC Health and Hospitals. O especialista ainda aponta que não temos dados sobre a eficácia dessa imunidade contra as variantes do vírus.

“Alcançar a imunidade coletiva por meio da infecção natural é um processo longo e doloroso e, historicamente, a única doença humana erradicada, a varíola, foi erradicada pela vacinação, não pela infecção natural”, completa o médico.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.