Nesta quarta-feira (2) ocorreu o o F8 Refresh, evento especial do Facebook onde foram reveladas novidades sobre o API do Facebook Messenger no Instagram. O sistema foi lançado em 2016 com a intenção de integrar o mensageiro com outras plataformas, como softwares de gestão, chatbots e sistemas de controle logístico. Isso tudo para tornar mais eficiente o contato entre clientes e as empresas. Desde o ano passado, o sistema passou a ficar em testes no Instagram e agora deve ser liberado para todos os desenvolvedores.
Na fase de testes, a ferramenta teve seu uso restrito para um grupo de 700 empresas e 30 desenvolvedores. Após os resultados positivos, qualquer desenvolvedor que desejar começar a usar a API do Messenger para criar ferramentas para marcas no Instagram vai poder ter acesso ao programa.
Tanto por respostas nos Stories, quando por mensagens diretas ou menções, a API vai poder ajudar no atendimento. “Com esses novos recursos, as empresas podem integrar as mensagens do Instagram com seus aplicativos e fluxos de trabalho preferidos através da API do Messenger. Isso pode gerar conversas mais significativas que aumentam a satisfação do cliente e aumentam as vendas”, disse a empresa.
Além das mudanças no API Messenger
No mesmo evento, além da mudança na API, o Facebook também anunciou uma conexão de login com o Messenger para troca de mensagens entre empresas. A ideia é que os bilhões de usuários façam o login no novo aplicativo, podendo trocar informações corporativas diretamente com as companhias.
Leia mais:
- Facebook é acusado de discriminação e racismo após apagar fotos históricas
- Sem censura: Facebook suspende punição por publicações sobre origem da Covid-19
- Congresso aprova MP que reduz tributos da internet por satélite
Em teste realizado com voluntários, o Facebook constatou que 70% dos usuários permitiram a troca de mensagens via conexão de login. Dessa maneira, as empresas podem ampliar o engajamento com seus respectivos públicos, o que permitirá um atendimento mais personalizado e eficiente. Atualmente, o recurso está em beta totalmente fechado e ainda não pode ser utilizado, mas o Facebook garantiu que estará disponível nos próximos meses.
A expectativa é que milhões de empresas se cadastrem no Business Apps com o objetivo de simplificarem a integração com o Facebook Business Suite. Dessa maneira, será possível contar com um recurso a mais para o engajamento dos clientes.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!