Baseada na plataforma monobloco do novo Bronco, Ford apresentou nos Estados Unidos (EUA) a Maverick. Com visual moderno e inspirada na F-150, que é a atual líder em vendas no país, a picape tem o mesmo nome do cupê esportivo que foi vendido no Brasil, mas agora está posicionada abaixo da Ranger em termos de preço e porte – ou seja, será o veículo de entrada da marca para o segmento.

Futura rival da Fiat Toro no País, a Ford Maverick terá preços mais acessíveis na faixa de US$ 20 mil, algo em torno de R$ 100 mil em conversão direta. A picape terá motores 2.5 híbrido e 2.0 turbo com autonomia de 805 km. E mais: o veículo é forte o suficiente para carregar 680 kg e rebocar 907 kg.

publicidade
Ford lança picape Maverick nos EUA com motor híbrido de série. Imagem: Divulgação
Ford lança picape Maverick nos EUA com motor híbrido de série. Imagem: Divulgação

O lançamento é anunciado pela Ford como o “veículo equipado com motor a combustão interna mais econômico do mercado”. Na apresentação à imprensa, a marca não escondeu o alvo do seu novo produto: compradores de sedãs ou pessoas que nunca pensaram em ter uma picape antes. Todd Eckert, gerente de marketing da empresa, alfinetou e disse que o carro “tem espaço para cinco passageiros, motor híbrido de série e rendimento superior ao do Honda Civic”.

Em questão de tamanho, a Ford Maverick mede 5,07 metros de comprimento e 1,74 metro de altura – portanto, 20 cm mais curta e 5,3 cm mais baixa que a “irmã” Ranger. O modelo tem propulsor de quatro cilindros e 2.5 litros conectado a outro, elétrico. Combinados, ambos fornecem 193 cv de potência para as rodas dianteira por meio de um câmbio CVT.

Visando obter mais potência, a montadora oferece a opção de motor Ecoboost de 2.0 litros que traz 253 cv e torque de 38,2 kgfm. Nesta versão, por exemplo, o Maverick chega com câmbio automático de oito marchas e tração integral como opcional. Assim, o veículo pode puxar até 1.814 kg. Dê uma olhada no vídeo abaixo para mais detalhes:

“A proposta da Maverick é diferente de tudo que existe. É uma picape de quatro portas com espaço para cinco adultos, dotada de propulsão híbrida padrão, com economia de combustível que bate o Honda Civic nesse quesito. Também oferece muita capacidade de reboque e transporte para viagens de fim de semana até obras”, detalhou Eckert. “A Maverick desafia os estereótipos do que uma picape pode ser”.

A caçamba tem 1,37 m de comprimento e oferece ainda uma tomada de 110 volts, também disponível na cabine. Falando nisso, a Maverick possui uma central multimídia com tela de oito polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, além de trazer de série modem e roteador Wi-Fi para até dez dispositivos.

Leia mais:

E, embora seja um veículo de entrada nos EUA, a picape terá um pacote de equipamentos bem interessante. A versão básica XL, que é a mais barata, já vem com faróis de LED, frenagem automática de emergência, câmera de ré, direção elétrica, iluminação diurna, 7 airbags, vidros e travas elétricas nas quatro portas e mais itens.

Ford Maverick é embutido de tecnologia dentro de cabine. Imagem: Divulgação
Ford Maverick é embutido de tecnologia dentro de cabine. Imagem: Divulgação

Na versão XLT, a Maverick foca em quem vai usar a picape para trabalho e precisa de um pouco mais de capacidade para a caçamba, como os porta-objetos integrados, conectores D-link e trava elétrica para a tampa. O modelo ganha rodas de liga leve de 17”, controle de cruzeiro, espelhos laterais com ajuste elétrico e outros acessórios. Por fim, a opção Lariat mira compradores que valorizam mais o lifestyle, com banco do motorista ajustado eletricamente, painel com tela de 6,5”, rodas de 18”, ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, vidro traseiro elétrico e etc.

As entregas nos EUA têm início no segundo semestre de 2021 nas três versões: XL, XLT e Lariat. A Ford Maverick será produzida no México e chegará ao Brasil somente a partir de 2022. De acordo a montadora, o veículo será exportado ao nosso mercado com benefícios fiscais.

Fontes: engadget e Mashable

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!