A família de picapes da Ford vai ganhar um novo membro: a F-150 Lightning. A série de picapes F é a preferida dos norte-americanos por 44 anos seguidos e terá sua primeira versão elétrica, com um detalhe: o maior torque de todas as caminhonetes da família. A F-150 elétrica será oferecida em quatro modelos: Pro, XLT, Lariat e Platinum.
Antes de mais nada, a carroceria resistente merece um destaque à parte: é feita de alumínio de grau militar e conta com uma nova suspensão traseira independente para garantir mais conforto na direção. O chassi é construído com o aço mais resistente já colocado nessa parte em uma F-150.
No entanto, robustez não significa lentidão. Os dados nos testes preliminares mostraram que o veículo alcança uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas cinco segundos, sendo mais rápida que uma F-150 à combustão. Isso tudo com zero emissão.
Para isso, o veículo conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, e será possível escolher entre dois tipos de bateria: com duração padrão ou estendida (já inclusa na Platinum e opcional nas demais). A decisão impacta outras especificações do carro, que serão apontadas nesta matéria, mas já vale destacar uma aqui. Quem escolher a versão com bateria estendida levará, além do carregador portátil de 32A, uma estação de carregamento de 80A.
![Ford revela sua primeira picape elétrica, a F-150 Lightning. Imagem: Ford/Divulgação](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Ford-F150-3-1024x576.jpeg)
Essa estação conta com um sistema inteligente para reserva de energia, chamado de Intelligent Backup Power. Ele pode enviar até 9,6 kW (de acordo com a versão adquirida) para o sistema elétrico e alimentar sua casa por até 3 dias, segundo a Ford. No entanto, para usar o recurso é necessário plugar a F-150 Lightning ao carregador de parede e ter um inversor de bateria para transformar a corrente da picape (DC) para a corrente da casa (AC).
Além disso, entre as novidades está o porta-malas dianteiro da F-150 Lightning, chamado de Mega Power Frunk. Ele tem capacidade de 400 litros e pode aguentar até 181 kg. Seu espaço contido e com fechadura é ideal para levar objetos que ficariam muitos soltos na caçamba ou que sejam de valor. Também é indicado para levar itens que possam causar sujeira, como material de construção e ferramentas, porque o frunk é lavável e contém saída para drenar a água.
![Porta-malas dianteiro da picape elétrica F-150 da Ford, também chamado de frunk](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Ford-F-150-Lightning-1-1024x576.jpg)
Para levar uma dessas para casa, será necessário desembolsar US$ 39.974 na versão padrão e US$ 52.974 na versão de longo alcance – isso sem considerar eventuais descontos por incentivos ou bônus. Em uma semana de pré-vendas, a Ford recebeu 70 mil encomendas, sendo 45 mil unidades nas primeiras 48h.
Ficha técnica da F-150 Lightning
Estrutura:
- Cabine de passageiros SuperCrew® com 4 portas;
- Tração nas quatro rodas padrão em tempo integral – perfeito para direção off-road;
- As rodas são de: 18” em alumínio com toques em preto (Pro e XLT), 20” em cinza carbonizado escuro (Lariat) ou 22” em alumínio claro com toques em preto ébano (Platinum);
- Pro Power Onboard: sistema para alimentar equipamentos elétricos. No modelo Pro e XLT, o sistema conta com 2,4 kW e 8 tomadas de 120V (2 na cabine, 2 na caçamba e 4 no porta-malas dianteiro). Nas versões Lariat e Platinum, o sistema conta com 9,6 kW e 10 tomadas 110V (2 na cabine, 4 na caçamba e 4 no porta-malas dianteiro) e 1 tomada 240V na caçamba. Além disso, também há 8 portas USB, sendo 2 apenas no porta-malas dianteiro. No total, serão 4 do tipo USB A e outras 4 do tipo USB C.
Conectividade:
- FordPass Connect: aplicativo que provê acesso às estações de carregamento e controle do veículo de forma remota;
- Modem 4G LTE;
- Wireless Ford Power-Up Updates: os usuários contarão com atualizações de software sem fio para melhorar a experiência com a tecnologia, adicionar novos recursos e consertar erros sem necessidade de idas para a concessionária;
- Ford Telematics (somente na versão Pro): permite o rastreamento remoto do veículo, acessar o histórico de viagens e delimitar uma área de circulação, além de possibilitar monitorar o hodômetro, luzes de advertência e demais problemas.
Direção:
- Tecnologia de assistência ao motorista Ford Co-Pilot360® (veja mais detalhes abaixo);
- Painel digital personalizável de 12”;
- Smartphone como chave: quando ativado, esse recurso permite travar, destravar e ligar a picape sem ter que usar chave ou retirar o telefone do bolso. É opcional no modelo Lariat e padrão na versão Platinum.
Bateria:
- Tempo de recarga rápido;
- Autonomia: 370 km ou 483 km, de acordo com a capacidade da bateria.
Entretenimento:
- Sync 4 e Sync 4A: é um sistema de infoentretenimento que pode ajudar a controlar a distância percorrida e a encontrar estações de recarga próximas. Possui uma tela touch LCD de 12” (modo horizontal) nos modelos Pro e XLT e de 15,5” (modo vertical) nas versões Lariat e Platinum. O sistema é conta com Apple CarPlay, Android Auto, Amazon Alexa, além de permitir receber e fazer ligações pelo SYNC e acessar os aplicativos de seu celular com o AppLink;
- Sistema de som da Bang & Olufsen com 8 autofalantes e subwoofer no modelo Lariat e com 18 autofalantes e subwoofer na versão Platinum.
![Sync 4 e Sync 4A sistema de infoentretenimento da F-150 Lightning](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Sync-4-e-Sync-4A-sistema-de-infoentretenimento-da-F-150-Lightning-1024x511.jpg)
F-150 Lightning vai equipada com a tecnologia Ford Co-Pilot360®
A tecnologia Ford Co-Pilot360® é um conjunto de ferramentas para tornar sua direção segura e inteligente. Os modelos Pro e XLT saem de fábrica com o Ford Co-Pilot360® 2.0, um sistema que conta com:
- Assistente de pré-colisão com acionamento automático do freio de emergência;
- BLIS® (Blind Spot Information System): sistema para auxiliar com pontos-cegos;
- Sistema para alertar se o carro sair da pista;
- Câmera de ré;
- Acionamento automático do farol alto;
- Sensores de ré;
- Assistente para frear em ré;
- Frenagem pós-colisão.
Além dos recursos anteriores, a versão Lariat conta com Ford Co-Pilot360® Assist 2.0, que inclui:
- Controle inteligente e adaptativo no modo piloto-automático com sistema stop-and-go;
- Sistema para manter o carro constantemente no meio da pista;
- Reconhecimento do limite de velocidade da pista;
- Assistente para manobra evasiva;
- Assistente para cruzamento;
- Sistema de navegação conectado embutido.
Já o Platinum é o único que conta ainda com o sistema adicional Ford Co-Pilot360® Active 2.0, que inclui o BlueCruise (ferramenta que permite a direção em piloto-automático sem utilizar as mãos em rodovia) e o assistente de estacionamento ativo 2.0.
Além disso, o Platinum sai de fábrica com o Pacote de Tecnologia para Reboque, que inclui uma série de recursos para engatar e transportar seu reboque de forma segura. Entre eles, uma balança integrada capaz de utilizar os sensores para informar o peso da carga útil da caçamba e estimar corretamente a distância que poderá ser percorrida.
Dois tipos de bateria
Os pretendentes a comprar a picape elétrica da Ford, que estará disponível primeiramente apenas nos Estados Unidos, poderão escolher entre duas baterias: padrão e estendida. Enquanto a padrão dará uma autonomia de 370 km, a estendida proporcionará rodar até 483 km entre recargas.
Embora esses valores possam parecer baixos – ainda mais quando comparados com os carros elétricos já disponíveis no Brasil –, a Ford analisou os dados telemáticos de motoristas de outros modelos da F-150 para desenvolver a bateria. Em média, a necessidade para 95% deles foi de menos de 280 km por dia.
É preciso ficar atento porque o tipo de bateria escolhido confere algumas mudanças nas especificações da picape, que podem ser observadas abaixo:
Bateria padrão | Bateria estendida | |
Potência | 426 cavalos* | 563 cavalos* |
Torque | 107 kgfm* | 107 kgfm* |
Autonomia | 370 km* | 483 km* |
Linha de transmissão | Tração nas 4 rodas | Tração nas 4 rodas |
Tempo de carregamento com carregador rápido de 150 kW | 44 minutos (15-80%) | 41 minutos (15-80%) |
Intelligent Backup Power | Opcional | Incluso |
Capacidade de carga útil | 907 kg* | 816 kg* |
Capacidade de reboque | 3.493 kg* | 4.536 kg* |
Distância entre eixos | 3,70 m | 3,70 m |
Comprimento | 5,91 m | 5,91 m |
Largura | 203 cm | 203 cm |
Altura | 200 cm | 200 cm |
Ângulo de entrada | 25,4 degraus | 25,4 degraus |
Ângulo ventral | 17,8 degraus | 17,8 degraus |
Ângulo de saída | 24,2 degraus | 24,2 degraus |
Volume da caçamba | 1,50 m3 ou 1.495 litros | 1,50 m3 ou 1.495 litros |
Volume do porta-malas dianteiro (frunk) | 0,40 m3 ou 400 litros | 0,40 m3 ou 400 litros |
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