A família de picapes da Ford vai ganhar um novo membro: a F-150 Lightning. A série de picapes F é a preferida dos norte-americanos por 44 anos seguidos e terá sua primeira versão elétrica, com um detalhe: o maior torque de todas as caminhonetes da família. A F-150 elétrica será oferecida em quatro modelos: Pro, XLT, Lariat e Platinum.

Antes de mais nada, a carroceria resistente merece um destaque à parte: é feita de alumínio de grau militar e conta com uma nova suspensão traseira independente para garantir mais conforto na direção. O chassi é construído com o aço mais resistente já colocado nessa parte em uma F-150.

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No entanto, robustez não significa lentidão. Os dados nos testes preliminares mostraram que o veículo alcança uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas cinco segundos, sendo mais rápida que uma F-150 à combustão. Isso tudo com zero emissão.

Para isso, o veículo conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, e será possível escolher entre dois tipos de bateria: com duração padrão ou estendida (já inclusa na Platinum e opcional nas demais). A decisão impacta outras especificações do carro, que serão apontadas nesta matéria, mas já vale destacar uma aqui. Quem escolher a versão com bateria estendida levará, além do carregador portátil de 32A, uma estação de carregamento de 80A.

Ford revela sua primeira picape elétrica, a F-150 Lightning. Imagem: Ford/Divulgação
Imagem: Ford/Divulgação

Essa estação conta com um sistema inteligente para reserva de energia, chamado de Intelligent Backup Power. Ele pode enviar até 9,6 kW (de acordo com a versão adquirida) para o sistema elétrico e alimentar sua casa por até 3 dias, segundo a Ford. No entanto, para usar o recurso é necessário plugar a F-150 Lightning ao carregador de parede e ter um inversor de bateria para transformar a corrente da picape (DC) para a corrente da casa (AC).

Além disso, entre as novidades está o porta-malas dianteiro da F-150 Lightning, chamado de Mega Power Frunk. Ele tem capacidade de 400 litros e pode aguentar até 181 kg. Seu espaço contido e com fechadura é ideal para levar objetos que ficariam muitos soltos na caçamba ou que sejam de valor. Também é indicado para levar itens que possam causar sujeira, como material de construção e ferramentas, porque o frunk é lavável e contém saída para drenar a água.

Porta-malas dianteiro da picape elétrica F-150 da Ford, também chamado de frunk
Imagem: Ford / Divulgação

Para levar uma dessas para casa, será necessário desembolsar US$ 39.974 na versão padrão e US$ 52.974 na versão de longo alcance – isso sem considerar eventuais descontos por incentivos ou bônus. Em uma semana de pré-vendas, a Ford recebeu 70 mil encomendas, sendo 45 mil unidades nas primeiras 48h.

Ficha técnica da F-150 Lightning

Estrutura:

  • Cabine de passageiros SuperCrew® com 4 portas;
  • Tração nas quatro rodas padrão em tempo integral – perfeito para direção off-road;
  • As rodas são de: 18” em alumínio com toques em preto (Pro e XLT), 20” em cinza carbonizado escuro (Lariat) ou 22” em alumínio claro com toques em preto ébano (Platinum);
  • Pro Power Onboard: sistema para alimentar equipamentos elétricos. No modelo Pro e XLT, o sistema conta com 2,4 kW e 8 tomadas de 120V (2 na cabine, 2 na caçamba e 4 no porta-malas dianteiro). Nas versões Lariat e Platinum, o sistema conta com 9,6 kW e 10 tomadas 110V (2 na cabine, 4 na caçamba e 4 no porta-malas dianteiro) e 1 tomada 240V na caçamba. Além disso, também há 8 portas USB, sendo 2 apenas no porta-malas dianteiro. No total, serão 4 do tipo USB A e outras 4 do tipo USB C.

Conectividade:

  • FordPass Connect: aplicativo que provê acesso às estações de carregamento e controle do veículo de forma remota;
  • Modem 4G LTE;
  • Wireless Ford Power-Up Updates: os usuários contarão com atualizações de software sem fio para melhorar a experiência com a tecnologia, adicionar novos recursos e consertar erros sem necessidade de idas para a concessionária;
  • Ford Telematics (somente na versão Pro): permite o rastreamento remoto do veículo, acessar o histórico de viagens e delimitar uma área de circulação, além de possibilitar monitorar o hodômetro, luzes de advertência e demais problemas.

Direção:

  • Tecnologia de assistência ao motorista Ford Co-Pilot360® (veja mais detalhes abaixo);
  • Painel digital personalizável de 12”;
  • Smartphone como chave: quando ativado, esse recurso permite travar, destravar e ligar a picape sem ter que usar chave ou retirar o telefone do bolso. É opcional no modelo Lariat e padrão na versão Platinum.

Bateria:

  • Tempo de recarga rápido;
  • Autonomia: 370 km ou 483 km, de acordo com a capacidade da bateria.

Entretenimento:

  • Sync 4 e Sync 4A: é um sistema de infoentretenimento que pode ajudar a controlar a distância percorrida e a encontrar estações de recarga próximas. Possui uma tela touch LCD de 12” (modo horizontal) nos modelos Pro e XLT e de 15,5” (modo vertical) nas versões Lariat e Platinum. O sistema é conta com Apple CarPlay, Android Auto, Amazon Alexa, além de permitir receber e fazer ligações pelo SYNC e acessar os aplicativos de seu celular com o AppLink;
  • Sistema de som da Bang & Olufsen com 8 autofalantes e subwoofer no modelo Lariat e com 18 autofalantes e subwoofer na versão Platinum.
Sync 4 e Sync 4A sistema de infoentretenimento da F-150 Lightning
Sync 4 (Pro e XLT) e Sync 4A (Lariat e Platinum). Imagem: Ford / Divulgação

F-150 Lightning vai equipada com a tecnologia Ford Co-Pilot360®

A tecnologia Ford Co-Pilot360® é um conjunto de ferramentas para tornar sua direção segura e inteligente. Os modelos Pro e XLT saem de fábrica com o Ford Co-Pilot360® 2.0, um sistema que conta com:

  • Assistente de pré-colisão com acionamento automático do freio de emergência;
  • BLIS® (Blind Spot Information System): sistema para auxiliar com pontos-cegos;
  • Sistema para alertar se o carro sair da pista;
  • Câmera de ré;
  • Acionamento automático do farol alto;
  • Sensores de ré;
  • Assistente para frear em ré;
  • Frenagem pós-colisão.

Além dos recursos anteriores, a versão Lariat conta com Ford Co-Pilot360® Assist 2.0, que inclui:

  • Controle inteligente e adaptativo no modo piloto-automático com sistema stop-and-go;
  • Sistema para manter o carro constantemente no meio da pista;
  • Reconhecimento do limite de velocidade da pista;
  • Assistente para manobra evasiva;
  • Assistente para cruzamento;
  • Sistema de navegação conectado embutido.

Já o Platinum é o único que conta ainda com o sistema adicional Ford Co-Pilot360® Active 2.0, que inclui o BlueCruise (ferramenta que permite a direção em piloto-automático sem utilizar as mãos em rodovia) e o assistente de estacionamento ativo 2.0.

Além disso, o Platinum sai de fábrica com o Pacote de Tecnologia para Reboque, que inclui uma série de recursos para engatar e transportar seu reboque de forma segura. Entre eles, uma balança integrada capaz de utilizar os sensores para informar o peso da carga útil da caçamba e estimar corretamente a distância que poderá ser percorrida.

Dois tipos de bateria

Os pretendentes a comprar a picape elétrica da Ford, que estará disponível primeiramente apenas nos Estados Unidos, poderão escolher entre duas baterias: padrão e estendida. Enquanto a padrão dará uma autonomia de 370 km, a estendida proporcionará rodar até 483 km entre recargas.

Embora esses valores possam parecer baixos – ainda mais quando comparados com os carros elétricos já disponíveis no Brasil –, a Ford analisou os dados telemáticos de motoristas de outros modelos da F-150 para desenvolver a bateria. Em média, a necessidade para 95% deles foi de menos de 280 km por dia.  

É preciso ficar atento porque o tipo de bateria escolhido confere algumas mudanças nas especificações da picape, que podem ser observadas abaixo:

 Bateria padrãoBateria estendida
Potência426 cavalos*563 cavalos*
Torque107 kgfm*107 kgfm*
Autonomia370 km*483 km*
Linha de transmissãoTração nas 4 rodasTração nas 4 rodas
Tempo de carregamento com carregador rápido de 150 kW44 minutos (15-80%)41 minutos (15-80%)
Intelligent Backup PowerOpcionalIncluso
Capacidade de carga útil907 kg*816 kg*
Capacidade de reboque3.493 kg*4.536 kg*
Distância entre eixos3,70 m3,70 m
Comprimento5,91 m5,91 m
Largura203 cm203 cm
Altura200 cm200 cm
Ângulo de entrada25,4 degraus25,4 degraus
Ângulo ventral17,8 degraus17,8 degraus
Ângulo de saída24,2 degraus24,2 degraus
Volume da caçamba1,50 m3 ou 1.495 litros1,50 m3 ou 1.495 litros
Volume do porta-malas dianteiro (frunk)0,40 m3 ou 400 litros0,40 m3 ou 400 litros
* estimativa

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