Fastly diz que queda global de internet foi gerada por um único cliente

Por Tamires Ferreira, editado por Lyncon Pradella 09/06/2021 15h04
Internet. Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na terça-feira (8), uma instabilidade global na internet tirou do ar uma diversidade de sites de grande porte. A queda foi resolvida no mesmo dia e no final da noite de ontem a Fastly explicou que o fenômeno ocorreu devido a um bug causado por uma alteração na configuração de um único cliente.

“Em 12 de maio, iniciamos uma implantação de software que introduziu um bug que poderia ser acionado por uma configuração de cliente específica em circunstâncias específicas”, disse o vice-presidente sênior de Engenharia e Infraestrutura, Nick Rockwell. “No início de 8 de junho, um cliente empurrou uma alteração de configuração válida que incluía as circunstâncias específicas que acionaram o bug, que fez com que 85% de nossa rede retornasse erros”, explicou o especialista no blog da empresa.

Fastly diz que responsável pela queda global da internet foi gerada por um único cliente. imagem: Shutterstock
Fastly diz que queda global de internet foi gerada por um único cliente. imagem: Shutterstock

O nome do cliente não foi revelado, bem como o processo de solicitação que a pessoa fez que acabou resultando no bug. Mas, segundo a empresa, que é responsável pelo serviço de distribuição de conteúdo na internet, foi criada “uma correção permanente para o bug” que começou a ser implantada no mesmo dia. Além disso, o porta-voz da companhia se desculpou pelo inconveniente, já que não previram a possibilidade do acidente ocorrer.

“Essa interrupção foi ampla e severa e lamentamos muito o impacto que causou aos nossos clientes e a todos que dependem deles”, concluiu Rockwell.

Leia mais!

O que aconteceu?

Na manhã da última terça-feira (8) grandes sites como Amazon, Reddit e Twitch, além de sites de notícias como o The Verge, Financial Times, o The Guardian, o New York Times, CNN e até a página do governo do Reino unido saíram do ar por um curto período, mas o suficiente para afetar e alarmar os usuários.

Os sites afetados exibiam a mensagem: “Erro 503 Serviço indisponível” e o Downdetector, serviço que registra reclamações quando sites ficam fora do ar, foi quem apontou que o erro tinha origem no provedor de serviços de computação na nuvem dos Estados Unidos – a Fastly.

Fonte: Fastly

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.