Novo design da Play Store começa a aparecer para mais usuários do Android

Em novo visual, a seção de apps instalados aparece reduzida, destacando mais as interações com usuários, como reviews e status de sistema
Por Rafael Arbulu, editado por Layse Ventura 09/06/2021 16h06, atualizada em 10/06/2021 12h49
Imagem mostra um smartphone com a tela preta e a logomarca da Play Store no centro da tela. O aparelho está à frente de um fundo amarelo e branco
Imagem: sdx15/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo design da Play Store, a loja de aplicativos para o sistema operacional Android, começou a aparecer para alguns usuários, segundo diversas postagens vistas no Reddit. Não, não estamos falando da recente “morte” do “menu hamburger”, mas sim de uma segunda revisão visual promovida pelo Google.

No novo “look”, a loja reduz a seção de aplicativos instalados e atualizações (“Meus apps e jogos”). Antes, ao acessar este menu, você era levado a uma página com quatro abas, listando os aplicativos instalados no dispositivo, quais tinham atualizações disponíveis e assim por diante. Agora, isso tudo foi diminuído a dois sub menus dedicados, enquanto o restante traz conteúdo de miscelânea.

Leia também:

Apenas as opções “Overview” (“Resumo”, na tradução livre) e “Manage” (“Gerenciar”) são visíveis para os apps instalados no seu aparelho. Neste novo design da Play Store, a primeira opção sumariza o status do aparelho: armazenamento ocupado, os reviews e notas que você deu para alguns aplicativos, além de opções para compartilhar os apps.

Na segunda opção é onde você encontra a listagem dos seus aplicativos, quais deles têm ou não alguma nova versão para ser instalada, abrindo seu controle para atualizar um por um ou então um botão que ordena a atualização geral – todos os apps com mudanças disponíveis.

A medida parece corroborar uma tendência interessante – ainda que não confirmada – tanto do Google como de desenvolvedores terceirizados: ambos parecem estar migrando cada vez mais para atualizações em formato “server side” – ou seja, updates posicionados nos servidores da empresa que faz o app, inseridos automaticamente em seu aparelho: sem notificação ou serviço manual de sua parte.

Não por menos, em janeiro de 2020, o Google deixou de exibir notificações de atualização para aplicativos instalados, forçando o usuário do Android a abrir a Play Store e acessar o menu para consulta de updates manualmente. Agora, com a nova mudança, parece que a empresa de Mountain View quer dar um passo mais adiante.

O Google não comentou as informações.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.