O pacote Office da Microsoft para Android ganhou mais um recurso importante. O aplicativo vai permitir que o usuário capture e transcreva gravações de voz no telefone. A nova ferramenta facilita bastante o trabalho de estudantes (e jornalistas também!).

O recurso de captura de voz do Microsoft Office para Android vai usar a transcrição de fala para texto ao vivo. Há ainda suporte para realçar o texto sincronizado durante a reprodução, ajudando o usuário em uma revisão da nota de voz.

Leia mais:

Outra possibilidade oferecida pela novidade é o compartilhamento das gravações e transcrições com outros aplicativos do Microsoft 365. Assinantes podem ainda dividir os áudios em partes e transcrever os textos de diferentes oradores, com base em sua identidade.

publicidade

É preciso atualizar seu aplicativo ou baixar a versão mais recente do Microsoft Office para Android na Play Store. Inicialmente, porém, a novidade só funciona com o idioma do app definido como inglês e os Estados Unidos como região.

Ela também está sendo liberada lentamente pela empresa. “Os recursos são lançados ao longo de um período para garantir que as coisas funcionem perfeitamente”, destaca um comunicado da Microsoft no blog oficial da companhia.

Confira como utilizar a transcrição de voz no Microsoft Office para Android:

Microsoft Office para Android
Por enquanto, o recurso de transcrição de áudio só está disponível com o idioma definido como inglês. Imagem: Microsoft/Divulgação
  1. Em seu smartphone Android, abra o aplicativo Microsoft Office e clique no botão ‘+’, que fica na parte inferior da guia ‘Início’.
  2. Em seguida, vá em ‘Captura rápida’ e toque em ‘Voz’, para iniciar a captura do áudio.
  3. Comece a falar para gravar e clique em ‘Concluído’ quando acabar.
  4. A gravação vai ficar salva como um cartão de voz. Todas as capturas de áudio serão listadas.
  5. Para revisar a captura, selecione o cartão de voz desejado para reprodução com destaque de texto sincronizado. Os áudios vão ficar à disposição também na guia ‘Início’, para acesso rápido.

A Microsoft sugere experimentar o recurso, iniciando a gravação e depois reproduzindo e pausando. O usuário também pode observar o processo de conversão da fala para texto ao vivo. Ao concluir, reproduza o áudio novamente. Ainda é possível renomear as gravações, excluir e editar o texto transcrito.

Via: XDA Developers / Office Insider

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!