Um novo design da Play Store, a loja de aplicativos para o sistema operacional Android, começou a aparecer para alguns usuários, segundo diversas postagens vistas no Reddit. Não, não estamos falando da recente “morte” do “menu hamburger”, mas sim de uma segunda revisão visual promovida pelo Google.

No novo “look”, a loja reduz a seção de aplicativos instalados e atualizações (“Meus apps e jogos”). Antes, ao acessar este menu, você era levado a uma página com quatro abas, listando os aplicativos instalados no dispositivo, quais tinham atualizações disponíveis e assim por diante. Agora, isso tudo foi diminuído a dois sub menus dedicados, enquanto o restante traz conteúdo de miscelânea.

publicidade

Leia também:

Apenas as opções “Overview” (“Resumo”, na tradução livre) e “Manage” (“Gerenciar”) são visíveis para os apps instalados no seu aparelho. Neste novo design da Play Store, a primeira opção sumariza o status do aparelho: armazenamento ocupado, os reviews e notas que você deu para alguns aplicativos, além de opções para compartilhar os apps.

Na segunda opção é onde você encontra a listagem dos seus aplicativos, quais deles têm ou não alguma nova versão para ser instalada, abrindo seu controle para atualizar um por um ou então um botão que ordena a atualização geral – todos os apps com mudanças disponíveis.

A medida parece corroborar uma tendência interessante – ainda que não confirmada – tanto do Google como de desenvolvedores terceirizados: ambos parecem estar migrando cada vez mais para atualizações em formato “server side” – ou seja, updates posicionados nos servidores da empresa que faz o app, inseridos automaticamente em seu aparelho: sem notificação ou serviço manual de sua parte.

Não por menos, em janeiro de 2020, o Google deixou de exibir notificações de atualização para aplicativos instalados, forçando o usuário do Android a abrir a Play Store e acessar o menu para consulta de updates manualmente. Agora, com a nova mudança, parece que a empresa de Mountain View quer dar um passo mais adiante.

O Google não comentou as informações.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!