Imagem: Yatra/Shutterstock
Cientistas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) apontaram que um fungo da espécie Fusarium verticillioides é responsável por causar infestações de mariposas Diatraea saccharalis, conhecida como “broca da cana-de-açúcar”, em canaviais.
Até o momento, acreditava-se que as mariposas depositavam seus ovos nos pés da cana e o fungo agia infectando a planta pelos orifícios feitos pelo inseto no caule, causando a “podridão vermelha”. No entanto, os cientistas descobriram que o fungo se utiliza da mariposa grávida como meio de locomoção até as plantas.
Em uma entrevista à revista Galileu, o especialista em biologia e professor da Esalq-USP, Marcio de Castro Silva Filho, afirmou que o fungo age como um verdadeiro “maestro”, controlando o inseto na fase adulta e a própria planta.
De acordo com a pesquisa, o fungo infecta a cana-de-açúcar através das lagartas recém-nascidas. Para se proliferar, o fungo faz a planta contaminada passar a produzir um aroma que atrai mariposas saudáveis prestes a botar ovos e repele as já infectadas, que vão atrás de plantas que ainda não possuam o invasor.
Leia também!
Com a nova descoberta, espera-se que o controle da podridão vermelha não esteja mais focado nos insetos e sim no fungo responsável pela infestação. Uma das alternativas para controle, com base na análise dos compostos liberados pela planta, é a realização de uma armadilha com um aroma artificial.
Silva Filho ainda aproveitou a divulgação da pesquisa para reforçar a importância da pesquisa brasileira. “O trabalho foi todo feito no Brasil. Estamos vivendo um momento complicado de cortes em ciência, mas vemos que o investimento nessa área tem um retorno”, disse.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de junho de 2021 16:28