A Netflix divulgou que começou oficialmente as gravações da minissérie sobre a origem do Spotify, batizada de forma não oficial de ‘Untold‘. A ideia de fazer uma produção sobre o serviço de streaming de música sueco foi anunciada em 2019, mas agora a plataforma revelou mais detalhes sobre a trama do show, nomes do elenco e data de estreia.

A série terá seis episódios de quarenta e cinco minutos cada e será inspirada no livro ‘Spotify Untold’, de Sven Carlsson e Jonas Leijonhufvud – ambos repórteres de negócios do jornal diário de economia sueco Dagens Industri, que acompanharam de perto a criação do maior serviço de streaming de música atualmente.

Na trama, uma pequena empresa sueca lança um aplicativo popular que permite que você escute música livremente, algo que causa grande desgosto das gigantes da Big Tech, gravadoras e estrelas pop descontentes com os baixos pagamentos de royalties. A sinopse oficial divulgada pela Netflix diz: “No auge da pirataria, os pesos-pesados estabelecidos estavam lutando contra o rumo que a turbulenta indústria da música estava tomando. A série gira em torno do jovem empresário sueco de tecnologia, Daniel Ek, e seus principais parceiros que revolucionaram toda uma indústria ao oferecer streaming gratuito e legal de música em todo o mundo. É uma história sobre como convicções duras, vontade implacável, acesso e grandes sonhos podem ajudar ‘os pequenos jogadores’ a desafiar o status quo ao desenvolver a maneira como todos podemos ouvir música”.

A Netflix afirma que a série é ficcional, mas inspirada em fatos reais (confira o teaser de ‘Untold’ acima). De acordo com a plataforma, o livro de Carlsson e Leijonhufvud foi o material perfeito para o desenvolvimento da produção, pois é um “conto acelerado que se parece com o roteiro de um filme, sendo assim perfeito para um show de streaming”. Produzida pela Yellow Bird UK, a série promete entrar em detalhes específicos sobre o conflito prolongado (e contínuo) do Spotify com a grande rival Apple, incluindo a abordagem do relato de Daniel Ek, criador do serviço, alegando que Steve Jobs tentou intimidá-lo em uma ligação por telefone.

publicidade

No elenco, Edvin Endre (‘Vikings’) fará o papel do CEO e co-fundador da empresa Daniel Ek, enquanto Ulf Stenberg (‘Beartown’) interpretará o ex-diretor administrativo da Universal Music e antigo apoiador do serviço, Per Sundin. Gizem Erdogan (‘Love & Anarchy’) co-estrelará como Petra Hansson, uma das arquitetas do modelo de negócio que implementou as categorias free e premium e Joel Lützow (‘Gåsmamman’) interpretará o ex-CTO Andreas Ehn. Christian Hillborg (‘O Último Reino’) aparecerá como outro co-fundador do Spotify, Martin Lorentzon.

Elenco principal de série sobre a origem do Spotify, batizado por ora de 'Untold'. Imagem: Netflix/Reprodução
Elenco principal de série sobre a origem do Spotify, batizado por ora de ‘Untold’. Imagem: Netflix/Reprodução

Não somente a Netflix, mas muitos outros estúdios e plataformas de streamings estão atualmente desenvolvendo conteúdo sobre a origem de famosas empresas – claramente tentando repetir o sucesso de ‘A Rede Social’ ou de ‘Succession’. Por exemplo: a Apple está produzindo uma série sobre o WeWork, estrelada por Jared Leto (‘Esquadrão Suicida’, ‘Clube de Compras Dallas’) e a Showtime escolheu Joseph Gordon-Levitt (‘500 dias com Ela’) como o protagonista de seu show sobre a Uber. Já a Hulu, recentemente, escalou Amanda Seyfried (‘Mamma Mia’) para ser a fundadora do Theranos em uma série.

Mais detalhes da série sobre o Spotify serão anunciados ao longo do ano, segundo a Netflix. ‘Untold’ será lançada globalmente em 2022.

Leia mais:

Fonte: engadget

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!