O isolamento social exigido pela pandemia de Covid-19 contribuiu para um incremento na prática de eSports no país. A constatação é da 8ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), divulgada no dia 22 de junho. Segundo o levantamento, o número de adeptos de jogos do gênero cresceu 10,7% em relação ao indicador do ano anterior. O levantamento ouviu 12.498 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 22 de fevereiro deste ano.
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A pesquisa apontou que o percentual de gamers brasileiros que conhecem e praticam a modalidade saltou de 44,7% para 55,4%, entre 2020 e 2021. “Como o entretenimento em outros setores freou com a pandemia, os eSports ganharam maior visibilidade”, analisa Carlos Silva, Head de Gaming na GoGamers, empresa especializada em game marketing, gamificação e desenvolvimento de jogos.
Essa maior projeção no período também incrementou o conhecimento sobre a modalidade, se refletindo na prática dos eSports e no consumo de conteúdo relacionado a ela entre os gamers no Brasil. A PGB 2021 revela que assistir a partidas competitivas entrou na rotina de parte dos jogadores ao longo de 2020. Enquanto 12,8% dos entrevistados que conhecem eSports consomem conteúdo relacionado à modalidade diariamente, 18,2% fazem isso duas vezes por semana, e 17,8% uma vez por semana.
Além disso, o consumo de conteúdo relacionado ao assunto ultrapassa a média de três horas semanais para 29% da audiência e chega a duas horas semanais para 24,7% do público consumidor de eSports no Brasil. Esse dado tem relação direta com a duração das partidas realizadas em torneios, que costumam ser longas. Somente 14,3% dos entrevistados afirmaram não acessar transmissões de partidas ou consumir outro tipo conteúdo relacionado a eSports.
Um aspecto observado no mapeamento é que uma parcela expressiva de jogadores enxerga os eSports como possível carreira, sendo que 30,5% dos jogadores receberam premiações em dinheiro ao participar de competições. “Muitos jovens sonham em se tornar pro players, movimento que atrai a atenção de marcas e clubes esportivos tradicionais” comenta Carlos Silva.
Os favoritos dos eSports
Os battle royale, a exemplo de ‘Free Fire’, ‘Fortnite’ e ‘Call of Duty: Warzone’, são o gênero que mais desperta o interesse do público de eSports no Brasil, aponta a PGB 2021. Essa categoria tem a preferência de 53,5% dos entrevistados. Na sequência estão jogos de futebol e de luta, com 44,5% e 37,7%, respectivamente.
‘Free Fire’, aliás, é o título mais conhecido do público. O battle royale para dispositivos móveis foi citado por 70,9% dos entrevistados, seguido bem de perto por ‘Call of Duty: Cold War’ (69,4%) e ‘Call of Duty: Warzone’ (68,8%).
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