Os ossos de um homem que viveu 3.000 anos atrás revelaram que ele foi a vítima de tubarão mais antiga já descoberta. O esqueleto foi encontrado no sítio arqueológico de Tsukumo Shell-mound, perto do Mar Interior de Seto, que fica entre as ilhas japonesas de Honshu, Shikoku e Kyushu.

A primeira escavação aconteceu no início do século 20, mas nunca haviam descoberto o que causou os quase 800 ferimentos. “Inicialmente ficamos confusos com o que poderia ter causado pelo menos 790 ferimentos profundos e serrilhados a este homem que foi enterrado no cemitério da comunidade, o cemitério de Tsukumo Shell-mound”, escreveram os arqueólogos J. Alyssa White e Rick Schulting, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que investigavam a violência no Japão pré-histórico, em artigo publicado no Journal of Archaeological Science: Reports.

Leia mais:

“Os ferimentos se limitaram principalmente aos braços, pernas e parte da frente do tórax e abdômen. Por meio de um processo de eliminação, descartamos conflitos humanos e predadores animais ou necrófagos mais comumente relatados”, completaram.

publicidade

O homem conhecido como Tsukumo nº 24 tinha ossos com lesões afiadas e curvas, o que os pesquisadores consideraram inconsistentes com as ferramentas de pedra em uso na época. Ele também estava sem a mão esquerda e a perna direita. Sua perna esquerda foi colocada em cima de seu corpo em uma posição invertida para o enterro.

“Devido aos ferimentos, ele foi claramente vítima de um ataque de tubarão. E, com base no caráter e distribuição das marcas de dente, a espécie mais provável responsável foi um tigre (Galeocerdo cuvier) ou tubarão branco (Carcharodon carcharias)”, explicaram White e Schulting.

Ossos de homem mordido por tubarão há 3.000 anos
Ossos de homem mordido por tubarão há 3.000 anos. Créditos: White et al., J. Archaeol. Sci. Rep., 2021/JAW/Universidade de Kyoto

Encontros de tubarões raramente são vistos nos registros arqueológicos, mas os ferimentos não parecem corresponder a qualquer outro tipo de encontro com animais.

Os arqueólogos consultaram o biólogo marinho George Burgess, do Programa para Pesquisa de Tubarões do Museu de História Natural da Flórida, e os registros de encontros com tubarões para ver se os ferimentos do nº 24 combinavam com o que já foi relatado.

Vítima de tubarão viveu por volta de 1370 a 1010 aC

A equipe também realizou avaliações bioarqueológicas dos ossos para determinar quando o homem havia vivido, confirmar seu sexo e descobrir quantos anos ele tinha no momento da morte. Descobriram que ele era jovem ou de meia-idade no momento da morte e viveu por volta de 1370 a 1010 aC. Seus restos mortais foram recuperados logo após o encontro com o tubarão e enterrados no cemitério de seu povo.

“O ataque a Tsukumo nº 24 destaca os riscos da pesca marinha e do mergulho em busca frutos do mar ou, talvez, os riscos da caça oportunista de tubarões atraídos pelo sangue durante a pesca. Os humanos têm uma longa história compartilhada com os tubarões, e este é um dos casos relativamente raros em que os humanos estavam em seu menu e não o contrário”, escreveram os pesquisadores no artigo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!