BuzzFeed vai abrir capital para brigar por anúncios online

Por Matheus Barros, editado por Tamires Ferreira 25/06/2021 16h30
Computador exibindo logo do BuzzFeed
Imagem: monticello/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O BuzzFeed, site americano que ficou famoso por produzir testes comportamentais bem-humorados, anunciou nesta quinta-feira (24) que está fechando um acordo com a empresa 890 5th Avenue Partners para abrir o capital.

O intuito do BuzzFeed com a transação é aumentar sua competitividade no mercado de anúncios online com outras gigantes da tecnologia, além de passar a investir no e-commerce e afiliados – quando uma empresa encaminha clientes em potencial para sites que vendem produtos.

Fachada de um prédio do BuzzFeed
BuzzFeed vai abrir capital para brigar por anúncios online. Imagem: 1000Photography/Shutterstock

Com o negócio a mídia digital terá seu valor de mercado chegando a aproximadamente US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 7,3 bilhões). O valor total abrange também a aquisição da editora digital especializada em streetwear, Complex Networks, por aproximadamente US$ 300 milhões divididos em dinheiro e ações do BuzzFeed.

“Estamos dando o próximo passo na evolução do BuzzFeed, trazendo capital e experiência adicional para o nosso negócio”, afirmou o CEO e fundador da companhia, Jonah Peretti. Segundo o executivo, a compra da editora abrirá novas oportunidades para empresa, alcançando novos públicos e até aumentando o leque de receita.

O BuzzFeed é a primeira empresa do segmento a experimentar abrir seu capital. A empresa agora precisa comprovar aos futuros acionistas que é capaz de brigar com o Google, Amazon e Facebook pelo mercado de anúncios digitais, que teve um grande crescimento com a pandemia da Covid-19.

Leia também!

De acordo com uma entrevista à CNBC, Peretti apontou que mesmo brigando por espaço com essas grandes empresas, o BuzzFeed se beneficiará com o crescimento dos concorrentes, pois eles precisam de conteúdos seguros para manter a credibilidade com as marcas.

A afirmação do CEO da empresa faz ainda mais sentido quando analisamos os ganhos do BuzzFeed durante o ano de 2020. A empresa gerou cerca de US$ 166 milhões (mais de R$ 817 milhões) vendendo o próprio conteúdo, enquanto em publicidade a receita foi de aproximadamente de US$ 196 milhões (cerca de R$ 965 milhões).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.