Lançado em 2019 nos Estados Unidos, o Facebook Viewpoints está expandindo seu alcance para dois novos países. A partir desta segunda-feira (28), a rede social de Mark Zuckerberg também vai disponibilizar o aplicativo de pesquisa de mercado para Brasil e México, já presente em mercados na Europa, Ásia e África.

A premissa é simples: os usuários do Facebook ingressam em programas como tarefas, pesquisas ou experimentações de novos produtos e, em troca, recebem pontos que podem ser convertidos em dinheiro “de verdade” posteriormente.

Como funciona o Facebook Viewpoints

Ao residir em uma das regiões elegíveis, basta que o usuário, com 18 anos ou mais, baixe o app Facebook Viewpoints — disponível tanto na App Store quando no Google Play. Feito isso, será possível fazer o cadastro por um número de celular ou realizar o acesso pelo mesmo login do Facebook.

Após inscrever-se no programa de pesquisas, o Facebook avisará no e-mail cadastrado quando uma nova tarefa estiver disponível.

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As tarefas do Facebook Viewpoints envolvem estudos estatísticos (quais apps utilizados e por quanto tempo), pesquisas sobre usos de mídias sociais e outros tópicos, bem como recomendações para o envio de feedbacks em busca de melhorar a qualidade das recomendações de Lojas.

De acordo com o Facebook, todas as participações no programa serão importantes para melhorias de produtos do Facebook, Instagram e WhatsApp, além de beneficiar a comunidade em geral.

Finalizada determinada tarefa, o usuário receberá uma quantia de pontos — indicada previamente — como recompensa. Cada 1 mil pontos acumulados geram uma recompensa de US$ 2,5 (aproximadamente R$ 12,33, em conversão direta), que será enviada diretamente na conta PayPal do participante.

Vale frisar que, por ora, tanto o Brasil quanto o México contarão apenas com tarefas de Estudo e Recomendações.

Ícones do Facebook, Instagram e WhatsApp
Informações coletadas com o Facebook Viewpoints vão auxiliar na otimização das redes sociais de Mark Zuckerberg. Foto: Primakov/Shutterstock

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E os dados?

Naturalmente, os feedbacks coletados pelo Facebook Viewpoints serão baseados nos dados compartilhados pelos usuários da rede social de Mark Zuckerberg. Logo ao cadastrar-se no app, são solicitados dados como nome, endereço de e-mail, país de residência, data de nascimento e gênero, além da permissão para acesso à localização do usuário.

A plataforma de recompensas afirma que antes de cada programa vai explicar quais informações vão ser coletadas, como serão utilizadas e quantos pontos o usuário receberá ao término da tarefa.

Ainda de acordo com o Facebook, nenhuma informação deste aplicativo será vendida a terceiros e não haverá compartilhamento público de atividades no Viewpoints no Facebook ou em outras contas vinculadas sem a devida permissão. O encerramento da participação no Facebook Viewpoints poderá ser feito a qualquer momento.

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