Passaporte de vacina digital entra em vigor na UE nesta quinta-feira (1)

Por Matheus Barros, editado por Wharrysson Lacerda 01/07/2021 11h54, atualizada em 01/07/2021 16h26
Passaporte da vacina UE
Imagem: Maria Vonotna/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta quinta-feira (1) entra em vigor em toda a União Europeia (UE) o passaporte de vacina digital. A plataforma estará disponível para celulares Android e iOS e terá como objetivo comprovar a vacinação contra a Covid-19 e resultados negativos para doença.

A nova ferramenta ficou conhecida como Certificado Digital Covid e estará em vigor nos 27 países que compõem a União Europeia, além de também ser utilizado na Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein.

Pessoa segurando uma mala, um passaporte e um celular com um comprovante de vacinação
Passaporte de vacina digital entra em vigor na UE nesta quinta-feira (1).
Imagem: Adriaticfoto/Shutterstock

Por meio de um aplicativo gratuito no celular, a população poderá emitir um QR Code que comprove um ou mais requisitos para permitir viagens. O código será lido por scanners instalados nos aeroportos.

Os usuários que preferirem poderão emitir uma versão impressa do passaporte de vacina.

A União Europeia ressalta que os titulares de um Certificado Covid Digital não devem, em princípio, ser sujeitos a testes para comprovar a inexistência do vírus e quarentena quando viajam para outros países membros.

Os países da União Europeia não foram os únicos a adotar uma espécie de passaporte de vacina. A Escócia e o País de Gales possuem certificados em papel, enquanto a Irlanda do Norte deverá lançar seu próprio certificado ainda em julho.

Leia também!

A Inglaterra também possui seu próprio passaporte de vacina digital. No entanto, a União Europeia ainda não considera nenhuma das opções vindas de outros países, com exceção da Grécia e Espanha que já validaram o certificado inglês.

Em um comunicado oficial, a União Europeia afirmou que está trabalhando para que seu passaporte seja compatível com o de outros países e, caso os certificados estrangeiros estejam de acordo com os “padrões” estipulados, deverão ser aceitos por todas as outras nações constituintes em breve.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Wharrysson Lacerda
Editor(a) chefe

Wharrysson Lacerda é editor(a) chefe no Olhar Digital