Compreender e entender como ocorre a infecção e replicação do vírus da Covid-19 pode fornecer pontos importantes para os pesquisadores desenvolverem estratégias para prevenir a transmissão e desenvolver vacinas eficazes. 

O SARS-CoV-2, o agente causador da Covid-19, entra nas células hospedeiras por meio da interação entre a proteína spike do vírus e o domínio de ligação do receptor extracelular da ACE2. A entrada do vírus nas células permite que as membranas virais e celulares se fundam. Embora se saiba que o trato respiratório superior fica comprometido no início da infecção, os tipos exatos de células que o vírus infecta no estágio inicial ainda não foram identificados.

Liderados pelo Diretor Koh Gou Young, cientistas do Centro de Pesquisa Vascular do Instituto de Ciências Básicas da Coreia do Sul, a pesquisa descobriu recentemente os processos envolvidos nos estágios iniciais da infecção por Covid-19. O grupo conseguiu isso combinando a coloração por imunofluorescência (IFS) e sequenciamento de RNA de célula única (scRNA-seq) das moléculas que estão envolvidas no processo de entrada viral. 

Foi então que identificaram o alvo exato do coronavírus no nível celular, comparando os resultados dos indivíduos infectados com COVID-19 com os de controles saudáveis. Os pesquisadores procuraram a presença de ACE2, TMPRSS2 e FURIN, que são as moléculas relacionadas à entrada de SARS-CoV-2 predominantes, nas superfícies de vários tipos de células no epitélio nasal. 

publicidade

Leia também:

Verificou-se que essas proteínas estavam presentes em grandes quantidades nas células ciliadas. Além disso, os lados apicais (superior) dessas células apresentaram níveis mais elevados dessas moléculas em comparação com o lado basal (inferior). Os níveis dessas proteínas eram mais elevados em células totalmente diferenciadas. Por outro lado, as proteínas de entrada viral não foram encontradas nas células indiferenciadas ou células secretoras.

 Entre todas as células em pacientes infectados com Covid-19, 38% das células foram marcadas como células SARS-CoV-2hi. Até 75% dos genes detectados nessas células eram de origem viral, em comparação com menos de 1% para outros grupos de células. Isso significa que essas células funcionam como as principais fábricas para a produção em massa dos vírus SARS-CoV-2. 

Embora não tenha sido possível identificar diretamente essas células por meio de seq de RNA devido ao fato de que elas produzem principalmente mRNA viral, os pesquisadores empregaram uma análise de trajetória pseudo-temporal para prever seus caminhos de diferenciação. Portanto, a trajetória de diferenciação mostrou que as células provavelmente se originaram de células ciliadas. 

Este estudo foi capaz de determinar que as células multiciliadas no epitélio nasal são as primeiras células a serem visadas no início da infecção por Covid-19. Com isso, implica o direcionamento dessas células usando tratamentos específicos, como sprays nasais, que pode ser uma estratégia ideal para conter a infecção nos estágios iniciais.

Fonte: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!