Um NFT do código-fonte original da rede mundial de computadores foi vendido por Tim Berners-Lee, criador da internet, por US$ 5,4 milhões (algo na faixa de R$ 25 milhões em conversão direta). No entanto, o comprador pode ter uma surpresa desagradável, já que foi detectado um erro no código leiloado.

O altíssimo valor pago durante o auge de popularidade dos NFTs incluiu um pacote com alguns itens, sendo eles: o registro original de arquivos datados com data e hora contendo o código-fonte, uma representação de Scalable Vector Graphics (SVG) do código completo, uma carta do criador refletindo sobre o código e seu processo de criação da internet além de uma representação animada do código sendo escrito.

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NFT do código da internet

Mas, para a surpresa do comprador, o código da internet leiloado como NFT pode conter um erro. No Twitter, o especialista em segurança digital Mikko Hypponen destacou que na imagem divulgada do código existe alguns caracteres especiais que não deveriam estar ali no lugar dos ‘<>’.

“O NFT consiste em vários componentes, e o código da internet parece estar bem em todos os outros lugares, mas o vídeo parece ter todos os caracteres especiais codificados”, disse Hypponen à TNW.

Apesar disso, o erro não necessariamente torna o NFT menos valioso. Segundo o especialista, o comprador pode considerar isso algo único (ou não). “Esse código não funcionaria e não poderia ser compilado. Quem sabe, tal erro pode tornar esta coisa ainda mais colecionável para colecionadores”, completou ainda Hypponen.

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Ainda não está claro como o erro ocorreu, mas é especulado pelo especialista que o problema tenha surgido em um software que converteu o código em um vídeo animado. O comprador não se pronunciou.

NFTs são tokens gerados a partir de uma blockchain e servem para dar a um item específico uma espécie de identidade única, como um selo oficial de item raro. Em bom português, é uma garantia de que determinado item digital é algo único. Porém, saiba que o fato de você ter uma obra digital original não significa que não vão existir réplicas na internet – assim como no mundo físico existem cópias de obras de arte ou de roupas e óculos de marca, por exemplo.

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