Um novo método que promete ajudar pessoas obesas a perderem peso criado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia está causando polêmica. O procedimento chamado de “DentalSlim Diet Control” consiste na inserção de um ímã preso com cadeado que não permite que o paciente abra completamente a boca, impedindo a ingestão de alimentos sólidos.

“A principal barreira para as pessoas perderem peso com sucesso é a adesão e isto ajuda a estabelecer novos hábitos, permitindo que cumpram uma dieta de baixas calorias durante um período de tempo”, disse o líder do estudo, Paul Brunton, ao periódico British Dental Journal.

publicidade

Leia mais: 

A pesquisa destaca ainda que o dispositivo é uma opção barata e eficaz e que é menos invasiva do que um procedimento cirúrgico. “A tolerância do dispositivo era boa, promovendo a perda de peso ao longo de um período de teste de duas semanas com o imã na boca”, completou Brunton.

publicidade

Método de ímã na boca

“É uma alternativa não invasiva, reversível, econômica e atraente para procedimentos cirúrgicos”, disse ainda o pesquisador. O artigo publicado diz que foram acompanhadas sete mulheres obesas durante duas semanas. Os resultados mostram que o grupo perdeu em média 6,36 kg com a dieta líquida.

As participantes, no entanto, relataram que o método tornava a vida mais difícil, já que permitia que a boca ficasse apenas 2 milímetros aberta com o ímã, prejudicando a fala e ações do cotidiano como escovar os dentes.

publicidade

Nas redes sociais, a proposta recebeu críticas de internautas na página da universidade no Twitter. A maior parte dos relatos compara o dispositivo com métodos de tortura.

Em resposta aos comentários negativos, os pesquisadores explicaram que o método não é algo para ser usado pelo público em geral, mas sim para aqueles que, por razões médicas, precisam perder peso em um curto período de tempo, como obesos que precisam passar por cirurgia bariátrica e diabéticos.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!