O Google está exibindo informações incorretas sobre o isolamento social no Reino Unido na aba de pesquisa em “perguntas comuns“. As respostas sugerem que alguns cidadãos podem parar com o distanciamento quando as regras impostas pelo governo dizem que ainda é necessários evitar contato com outras pessoas mesmo para aqueles que já tomaram vacinas.

A empresa disse que o problema é uma falha na análise de sites encaixados no modelo de perguntas da plataforma e que o erro vai ser corrido em breve. O resultado aparece após fazer pesquisas sobre manter distanciamento social depois de ter um teste negativo mesmo que tenha tido contato com alguém que está com Covid-19. “Preciso me isolar se o teste for negativo?”. A resposta diz que “se o seu teste for negativo, você não precisará mais se isolar”.

Pesquisa do Google

Na verdade, o governo diz que pessoas que tiveram contato com contaminados precisam se manter em isolamento por pelo menos 10 dias, mesmo com teste negativo, já que o vírus possui um período de incubação.

Leia mais:

publicidade

A página de onde o texto foi tirado também não possui muita credibilidade. O conteúdo ainda explica que as únicas pessoas que precisam se isolar após terem contato com pacientes com Covid-19 são aquelas que desenvolveram sintomas. No final ainda há um aviso: “apenas para fins informativos. Consulte a sua autoridade médica local para obter conselhos de saúde”.

Para o The Guardian, o governo disse “perguntas e respostas comuns nas buscas do Google são geradas pelo Google. O Government Digital Service (GDS) trabalha para garantir que todas as informações do gov.uk sejam claras e possam ser acessadas diretamente de mecanismos de pesquisa, como o Google”.

O Google não comentou o caso, mas uma fonte disse para o jornal que as perguntas e respostas sobre Covid-19 estão sendo revisadas por médicos e especialistas, mas que, ainda sim, mas que algumas orientações incorretas podem passar despercebidas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!