Índia registra 400 mil mortes por Covid-19, mas número real pode ultrapassar 1 milhão de óbitos

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 02/07/2021 18h31
Homem usando máscara de proteção com a bandeira da Índia
Crédito: Opolja/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O número de mortes pela Covid-19 na Índia chegou a 400 mil nesta sexta-feira (2), mas especialistas de todo mundo acreditam que os óbitos no país asiático já podem ter ultrapassado um milhão.

Em abril e maio, a Índia passou por um grave colapso hospitalar, ultrapassando recordes mundiais de casos e mortes por Covid-19 diariamente. Segundo dados do Our World in Data, da Universidade de Oxford, durante a segunda onda do país foram mais de 100 mil mortes em 39 dias.

Cerimônia de cremação em Nova Deli, Índia
Índia registra 400 mil mortes por Covid-19. Imagem: Exposure Visuals/Shutterstock

Atualmente, a média móvel de novas infecções diárias diminuiu para 46,2 mil, menor número registrado desde o pico do dia 9 de maio no qual a média móvel de casos estava em 391 mil.

Em número total de mortos, o país com a maior população mundial, cerca 1,3 bilhão, fica atrás apenas do Estados Unidos, com 605 mil mortes, e Brasil, com 520 mil óbitos registrados oficialmente.

“Contagem menor de mortes é algo que tem acontecido em todos os estados, principalmente por causa de atrasos no sistema, então isso significa que nunca teremos uma ideia real de quantas pessoas perdemos nesta segunda onda”, afirmou o professor da Faculdade de Ciências Sociais Rajagiri, Rijo M. John, ao comentar a situação da Índia.

Ações do governo indiano

Os altos números da Índia são decorrência das ações do governo do primeiro-ministro Narendra Modi, que preferiu não adotar medidas de restrição e autorizou os acontecimentos de comícios eleitorais e festivais religiosos. Em janeiro, o líder indiano comemorou o fim da pandemia da Covid-19.

Leia também!

Apesar das falas contra as medidas de proteção, o governo indiano iniciou na semana passada uma campanha nacional de imunização, no qual prometeu vacinar gratuitamente 950 milhões de pessoas até o final de 2021.

Entretanto, o portal criado pela Universidade de Oxford relatou que a taxa de vacinação no país está caindo. Nesta semana, foram administradas 5 milhões de doses de imunizante diariamente, enquanto na semana anterior a média era de 6,2 milhões.

Mesmo com os altos número de vacinação diários, a Índia está distante de alcançar a imunização de toda sua vasta população. De acordo com o portal oficial do governo local, apenas 6% dos indianos adultos foram imunizados com as duas doses necessárias da vacina da AstraZeneca e Covaxin, as que são administradas no país.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.