A vacinação contra o coronavírus repercute na mídia de maneira extraordinária. Desde que as vacinas foram aprovadas, seus nomes se tornaram familiares e passou a ser comum no Brasil, e também em outros países, ver pessoas avaliando qual delas tomar. No intuito de sanar dúvidas de senso comum, pesquisadores analisaram a eficiência e segurança dos imunizantes de forma prática.

Analises dizem quão bem as vacinas funcionam em partes da população excluída dos ensaios clínicos. Créditos: Studio CJ/Istock

Os dados cotidianos sobre a vacinação ao redor do mundo podem dizer quão bem as vacinas protegem contra o SARS-CoV-2, inclusive das novas cepas mais infecciosas. Eles também têm capacidade de apontar, quase em tempo real, os principais efeitos colaterais e se é seguro misturar imunizantes.

publicidade

Em uma análise divulgada pelo Medical Xpress, descobriu-se que as vacinas disponíveis até o momento (AstraZeneca, Pfizer, Moderna, Coronavac e outras) parecem equivalentes na redução da chance de agravamento da Covid-19.

Os resultados mostram ainda que todas as idades se beneficiam com as vacinas. As pessoas com doenças crônicas subjacentes experimentam uma proteção um pouco menor, mas ainda válida, contra a forma crítica da doença.

publicidade

Redução no índice de transmissão

Muito se questiona se o imunizante, de qualquer que seja o laboratório, possui capacidade de reduzir a transmissão do vírus. Pesquisa realizada no Reino Unido demonstrou que uma pessoa vacinada teria metade da probabilidade de transmitir o vírus a outro membro da família que alguém que não havia sido vacinado.

E quanto à eficácia contra as variantes?

O estudo britânico não conseguiu comprovar o impacto atual da vacinação na transmissibilidade de novas variantes, como a Delta, pois foi conduzido antes dela se tornar dominante no Reino Unido.

publicidade

Leia mais:

Contudo, no relatório divulgado há indícios de que vacinação completa, com ambas as vacinas, fornece mais de 90% de proteção contra a hospitalização por COVID-19, de maneira geral.

publicidade

Efeitos colaterais

Os dados práticos, observados no estudo divulgado pela Medical Xpress, revela também informações sobre efeitos colaterais da vacina AstraZeneca. Os efeitos adversos relatados são considerados leves , como dor de cabeça e fadiga.  

Existe, contudo, uma pequena estimativa de que o imunizante possa gerar coágulos sanguíneos (trombose). Esse risco, porém, é muito baixo e não há dados suficientes para ser considerado.

Os pesquisadores não tiveram acesso a grupos de controle submetidos a vacinas de outros laboratórios para comparar os níveis de risco. Essa provavelmente será uma prioridade em estudos futuros.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!