Tornando ainda mais real a relação entre arte e música, o Google lançou um site experimental que transforma pinturas em canções. Chamado de ‘Paint With Music’ (Pinte com Música, em tradução livre), o recurso traz uma experiência única e interativa com a ajuda da biblioteca DDSP (do inglês, Differentiable Digital Signal Processing) da Magenta e a tecnologia de aprendizado de máquina que, juntas, traduzem as pinceladas em notas musicais.

O app, que faz parte do projeto Google Arts & Culture, oferece telas temáticas e sensoriais para que você faça sua obra de arte. Você pode escolher entre quatro fundos de imagens: céu, mar, ruas e sobre o papel; e quatro instrumentos: flauta, saxofone, trompete e violino.

publicidade

Conforme você risca a tela, o desenho vai gerando a canção. Dependendo da tela escolhida, também é possível adicionar sons específicos do tema, como por exemplo, a tela céu oferece sons prontos de pássaros.

Embora seja simples e divertido de usar, a ferramenta pode ser bem mais aproveitada por quem tem conhecimentos técnicos sobre música e arte, já que apenas formas aleatórias não traduzem de fato uma música, gerando sons desafinados – apesar de engraçados.

publicidade

Por ora, apesar do app do Google Arts & Culture estar disponível para todas as versões de celulares, o ‘Paint With Music’ funciona apenas no computador e para dispositivos Android.

Como usar o Paint With Music do Google?

1. Acesse o site de experimentos do Google clicando aqui. Escolha a tela tema onde deseja pintar – para este teste escolhemos a “Céu”;

publicidade

2. Escolha qual instrumento quer ‘tocar’ no canto inferior da tela e, em seguida, faça a sua obra de arte. Você pode pausar o som clicando do botão de pausa central e também é possível voltar um último movimento ou excluir a obra toda apertando na seta voltar ou na lixeira, respectivamente.

O ícone musical ao lado das ferramentas de exclusão serve para adicionar linhas de pauta musical;

publicidade

3. O ícone de pássaro – nesta tela específica – adiciona passarinhos cantando. Para trocar de tela, clique em “Change Canvas”; para compartilhar sua obra, toque no ícone de compartilhamento ao lado da última opção.

Você publicar a arte via Twitter, Tumblr, Pinterest e Facebook, bem como enviar por e-mail e salas do Google.

Prontinho! O que achou da experiência? Compartilhe com os amigos e componham boas canções vindas de belos desenhos – ou apenas se divirta com o pouco talento para as artes.

Leia mais!

Vale lembrar: o Google Arts & Culture possui várias outras experiências e jogos em experimento relacionados às artes, como o “Whats Came First?”, um game onde você escolhe qual período cultural veio primeiro, ou o “Puzzle Party”, um quebra cabeça com diversas obras famosas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!