Nesta sexta-feira (9), tem início a primeira Feira Brasileira do Grafeno, que vai até a sexta da semana que vem (16). A abertura do evento contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes. Na ocasião, as autoridades também participarão da inauguração oficial da UCSGRAPHENE, a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina.

A feira acontece a partir das 14h, no Ginásio I da Vila Poliesportiva do Campus-Sede da UCS, e é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, pela Universidade de Caxias do Sul, pela UCSGRAPHENE e pela ZextecNano. A empresa é parceira da planta da Universidade e atua em ações de produção e comercialização de grafeno e intermediação de projetos de desenvolvimento de produtos.

O grafeno é matéria-prima para vários produtos, como baterias, por exemplo. Imagem: Lightboxx – Shutterstock

Mesmo com a pandemia, Feira do Grafeno será presencial e com público

O evento é voltado a empresários e a entrada é gratuita, mediante inscrição pelo site da instituição. Por ser presencial, os organizadores dizem que serão seguidos todos os protocolos de segurança previstos como medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Leia mais:

publicidade

Entre os expositores privados e públicos da feira estão as empresas IKG Química, Taurus Helmets, Giroplastic, New Tech Company, Taurus, Lavita, RodOil, ZNano, Ford, Sinalsul, Pettenati, Imobras, Apolo, VerGraf, ModalEduca, além da ZextecNano e da UCSGRAPHENE.

O grafeno, um dos materiais mais fortes e leves do mundo, e o mais fino que existe, é 200 vezes mais resistente que o aço e considerado um dos maiores recursos da atualidade para aplicações em alta tecnologia.

Entre os produtos que utilizam essa matéria-prima estão coletes à prova de bala, tintas anticorrosivas, autolimpantes e antibacterianas, tecidos, capacetes para motoqueiros, vergalhões para a construção civil, baterias, entre outros.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!