Hoje em dia o celular não é mais apenas um telefone que faz ligações e envia mensagens SMS. Com o avanço da tecnologia diversos apps, como os das redes sociais, fazem parte da funcionalidade do aparelho, se tornando não só uma necessidade, mas uma opção de distração em diversas ocasiões.

No entanto, de acordo com o Medical Xpress, um estudo desenvolvido pela equipe de pesquisadores da Universidade Radboud, do Behavioral Science Institute, da Holanda, descobriu que pessoas que usam seus celulares para escapar da pressão do trabalho não alcançam sucesso e, na verdade, podem piorar a situação em alguns casos.

Publicado na revista Royal Society Open Science, a pesquisa observou 83 voluntários, os quais relataram a cada hora de trabalho seu nível de estresse e tédio, bem como quais aplicativos acessavam durante a pausa. Ao comparar o uso com os níveis de estresse, tédio e fadiga, eles constataram que a estratégia não funcionava, mantendo os níveis iguais ou piores.

Além disso, outra característica observada foi que voluntários mais cansados que outros não pararam ou mexeram no celular por mais tempo do que os menos entediados.

publicidade
Usar o celular como distração durante o trabalho não alivia o estresse, aponta estudo. imagem: GaudiLab/iStock
Usar o celular como distração durante o trabalho não alivia o estresse, aponta estudo. imagem: GaudiLab/iStock

Para o grupo, apesar de ser um estudo pequeno, ele sugere – bem como pesquisas anteriores – que as pessoas cansadas, estressadas ou entediadas devem procurar descanso em atividades que lhes forneçam alegria, sendo necessário, a partir de agora, buscar alternativas para a pausa na mente.

Para o período do trabalho em que não houver outra opção a não ser usar o celular, seria interessante consumir conteúdos que partam do mesmo princípio de trazer alegria, como olhar fotos de pessoas que amamos, e não apenas rolar a tela do feed nas redes sociais, onde geralmente – para quem acompanha – surgem notícias ruins e tragédias a todo tempo.

Outros estudos relacionados

Fazer uma pausa faz parte do bem-estar da saúde mental e são temas extremamente importantes. Um outro estudo realizado pela Kaspersky, em parceria com a consultoria Corpa, apontou recentemente que sete em cada 10 trabalhadores brasileiros estão sofrendo os efeitos da infodemia no ambiente de trabalho, como sobrecarga mental, distração e ineficiência nas tarefas laborais. A infodemia – informação e epidemia – é um termo utilizado para retratar a estafa que muitas pessoas sentem, resultado direto do excesso de notícia.

Leia mais!

O Instagram, antes considerado apenas um simples passatempo, foi eleito a rede social mais prejudicial à saúde mental dos usuários, de acordo com o estudo da instituição Royal Society For Public Health.

Com a chegada da pandemia da Covid-19, mais outros tantos estudos passaram a alertar para a depressão e ansiedade, bem como o aumento de casos no atual cenário pandêmico.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!