Legendas em conteúdos audiovisuais são importantes para a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva. Alguns criadores de conteúdo mais antenados já as adicionam de forma manual em seus vídeos. Mas agora isso não é mais necessário para os usuários do TikTok. Orientada por um coletivo surdo, a plataforma desenvolveu o recurso de legendagem automática.

De acordo com o The Verge, a legendagem de vídeos, não somente nas redes sociais, é uma ferramenta vital para a inclusão de pessoas surdas. Além disso, pode ser útil para aqueles que assistem o conteúdo em ambientes onde não se pode usar o áudio e/ou não há um fone de ouvido disponível.

publicidade

Em abril deste ano, o TikTok anunciou a legendagem automática em sua plataforma a fim de facilitar a acessibilidade para seus usuários. A nova atualização é uma grande conquista. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem como utilizar.

tiktok
Atualização do TikTok permite ativar (ou desativar) legendas com facilidade.
Créditos: Shutterstock

Passo a passo

publicidade

Depois de criar ou enviar um vídeo no TikTok, você pode clicar na marca de seleção para indicar que está pronto para editá-lo. Procure pelo ícone “Legendas” no lado direito da tela e toque nele.

Vale lembrar, contudo, que as legendas automáticas não funcionam para músicas adicionadas aos vídeos, estando disponíveis apenas para vídeos falados.

publicidade

Na primeira vez que ativar as legendas, aparecerá uma tela explicando como elas funcionam. Em seguida, o aplicativo pedirá seu consentimento para que o áudio seja coletado. Esse processo pode levar alguns instantes, dependendo da duração do seu vídeo e da capacidade do seu dispositivo.

Assim que a fala for processada, o aplicativo do TikTok o levará a uma nova tela que possui uma versão menor do vídeo. As legendas serão listadas abaixo e você precisa verificar a legendagem. Quando estiver satisfeito, salve no canto superior direito.

publicidade

A verificação é necessária porque podem surgir eventuais erros ortográficos, assim, você pode editá-los. Para isso, toque no ícone de edição – parece com um lápis e um pedaço de papel – à direita da palavra “Legendas”. Utilize o teclado do seu telefone para alterar os possíveis problemas textuais.

Vale destacar que como o recurso foi pensado pelo TikTok apenas para tornar os vídeos acessíveis, não existe flexibilidade para estilizar essas legendas: são brancas e aparecem em um retângulo levemente escurecido.

Para uma maior variedade de cores, tamanhos e fontes, é preciso desativar o recurso de legendagem automática (usando o mesmo ícone de legenda) e fazer o processo manualmente.

Leia mais:

É importante lembrar que caso alguém que esteja assistindo a um de seus vídeos no TikTok prefira não ter as legendas ativadas, pode facilmente desativá-las. Logo, não há porque não utilizar o novo recurso.

O processo para desativar ocorre da seguinte maneira: enquanto assiste a um vídeo, toque na legenda e em seguida clique em “ocultar”. As legendas automáticas, porém, não serão desativadas para todos os vídeos que você assistir, sendo necessário repetir a cada novo conteúdo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!