A Copa América trouxe pessoas de toda a América do Sul para o Brasil durante a realização dos jogos, um resultado disso pode ter sido a presença de uma nova variante da Covid-19 em solo nacional. A cepa em questão é a B.1.621, ainda pouco conhecida e que teve origem na Colombia.

A informação é do Instituto Adolfo Lutz, que confirmou ao jornal Estadão que duas pessoas infectadas no Mato Grosso tiveram amostras coletadas que denunciaram a presença da variante B.1.621. Até então, essa cepa não havia sido detectada por aqui.

publicidade

A ligação com a Copa América fica evidente quando as amostras com a variante foram colhidas de dois atletas que jogaram a competição: um da seleção do Equador e outro da Colombia. As duas equipes tiveram contato na abertura do campeonato, na Arena Pantanal, no Mato Grosso.

De acordo com a Conmebol, organizadora do torneio, durante toda a Copa América, 166 pessoas ligadas com os jogos tiveram Covid-19, não há ainda informações de quantas dessas carregavam a variante colombiana da doença.

publicidade

Variante da Covid-19 descoberta no Brasil durante a Copa América

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a cepa como sendo de interesse, ou seja, possui potencial para ser perigosa, mas mais estudos são necessários para uma conclusão. A classificação é diferente da variante brasileira, por exemplo, ou da indiana, ambas são classificadas como cepas de preocupação, ou seja, que já tiveram um maior risco de transmissão comprovado.

Leia mais:

publicidade

Além da Colômbia e do Brasil, a cepa já foi identificada em países do Caribe e nos Estados Unidos, onde está sendo estudada com mais detalhes. Lembrando que o Brasil não era a sede original dessa edição da Copa América, que seria disputada na Argentina e no Uruguai, mas foi transferida para cá justamente por conta da Covid-19 e da autorização do governo brasileiro para a realização dos jogos, que terminaram no último sábado (10).

A organizadora do torneio ainda não se pronunciou sobre a variante da Covid-19 identificada em jogadores durante a Copa América.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!