Na escola, faculdade ou trabalho, frequentemente nos deparamos com documentos impressos que precisamos manipular e, muitas vezes, realizar algumas alterações. No entanto, digitar manualmente um texto que já está impresso é muito trabalhoso.

Para facilitar esse processo, existe o Google Lens, que utiliza uma tecnologia de inteligência artificial para fazer o reconhecimento de imagens e fornecer as informações em tempo real para os usuários.

Além de também ser utilizado para traduzir informações presentes em imagens ou até mesmo solucionar contas e equações, a ferramenta consegue “ler” o texto presente em uma folha de papel comum e transformá-lo em uma versão digital.

Leia também!

publicidade

Como utilizar o Google Lens para digitalizar textos

1 – Abra o aplicativo do Google Lens, disponível para Android e iOS;

2 – Selecione a opção “Pesquise usando a câmera”;

Print do Google Lens

3 – Aponte a câmera para o texto que deseja digitalizar;

4 – Em seguida, clique no botão branco para tirar uma foto do texto;

Print do Google Lens

5 – Tecle em “selecionar tudo”;

Print do Google Lens

6 – A área selecionada aparecerá em azul, arraste o cursor para os locais que deseja copiar;

7 – Clique em “Copiar texto” para que as informações sejam salvas na área de transferência do seu dispositivo. Você poderá colar o texto em qualquer lugar e editá-lo da maneira que preferir.

Print do Google Lens

Pronto! Agora você já sabe como digitalizar textos de maneira rápida e prática pelo Google Lens, usando a câmera do seu celular.

Importante!

Também é possível realizar o processo com imagens que estejam na galeria do aparelho, como fotos. Além disso, se preferir não baixar o aplicativo do Google Lens, o acesso à ferramenta pode ser feito por meio do Google Fotos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!