Começam nesta terça-feira (13) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação (MEC). Estudantes de todo o Brasil podem se cadastrar até às 23h59 da próxima sexta-feira (16). O projeto oferece bolsas de estudo integrais ou parciais de no mínimo 50% para cursos em instituições de ensino particulares para brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.

Esse ano, estão sendo oferecidas 134.329 bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino superior da rede privada. Para poder concorrer às bolsas de 100%, é necessário comprovar renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Já para conseguir as bolsas parciais é preciso comprovar até três salários mínimos por membro da família.

publicidade

Outra regra para participar do programa é ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido no mínimo 450 pontos de média nas notas da prova além de não ter zerado na redação da prova. As modalidades são para estudantes que tenham estudado durante todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral. Alunos com deficiência podem se cadastrar mesmo que não se encaixem nos critérios de ensino mencionados.

Processo de seleção do Prouni

O processo seletivo do Prouni é composto por uma única etapa de inscrição on-line e os estudantes podem escolher até duas opções de cursos ou instituições, em ordem de preferência. Também é possível alterar as opções durante todo o período de inscrição, o programa irá considerar a última opção marcada.

publicidade

Os estudantes poderão ser selecionados em até duas chamadas. A primeira será anunciada no dia 20 de julho. Os pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição no prazo determinado.

Leia também!

publicidade

Os estudantes não selecionados nas duas chamadas poderão se inscrever na lista de espera do Prouni e, caso as bolsas não sejam completamente preenchidas nas duas chamadas inicias, os nomes da lista de espera ocuparão os postos.

As instituições de ensino podem aplicar um processo seletivo próprio aos candidatos pré-selecionados pelo Prouni, mas deverão comunicar formalmente aos estudantes, bem como esclarecer os critérios de aprovação.

publicidade

Para se inscrever basta clicar aqui e acessar o site oficial do Prouni.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!