Na próxima quarta-feira (14), terminam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Para participar da prova é necessário fazer o cadastro na página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pagar a taxa caso não tenha conseguido a isenção.

O valor é de R$ 85 e precisa ser pago por meio de uma Guia de Recolhimento da União emitida no momento do cadastro. Apesar das inscrições terminarem hoje, o documento ainda tem mais alguns dias para ser pago e pode ser quitado até 19 de julho.

publicidade

O prazo para solicitar isenção acabou no fim de maio. Mesmo candidatos que conseguiram o direito de não pagar a taxa precisam fazer a inscrição normalmente. Outra novidade é que a prova digital do Enem 2021 vai contar com adaptações para candidatos com deficiência que fizerem incrições, como versão com contrates para alunos de baixa visão, além de um local adaptado. A expectativa é de que outras melhorias sejam adicionadas.

Para se inscrever, é necessário acessar a página do participante do Enem 2021 no site do Ministério da Educação. Na página, uma assistente virtual vai guiar o candidato durante o processo. É necessário informar CPF, data de nascimento, endereço, e responder um questionário socioeconômico de 25 perguntas.

Inscrições Enem 2021

No dia 21 de novembro, primeiro dia de prova, os participante vão responder a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e fazer a redação. No outro domingo, dia 28 de novembro, vão ser aplicadas as 45 questões de ciências da natureza e outras 45 de matemática. O segundo dia conta com 30 minutos a menos de prova.

Leia mais:

No horário de Brasília, em 21 de novembro os portões abrem 12h e fecham a 13h. A prova começa 13h30 e vai até às 19h. No dia 28 de novembro a única diferença é que o encerramento da prova acontece às 18h30. As inscrições para o Enem 2021 estão quase fechando.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!