A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a realização de testes clínicos de mais duas vacinas contra a Covid-19 no Brasil nesta quarta-feira (14). Uma delas é uma nova versão da AstraZeneca, já usada por aqui. A outra é uma vacina com vírus inativo feita por um laboratório na China.

Ao todo, nove estados devem participar dos testes. Essas duas vacinas se juntam a outras oito que também fizeram ou fazem testes clínicos em solo nacional. Lembrando que os testes não é uma aprovação para uso, os imunizantes ainda estão em desenvolvimento e ainda não chegaram ao mercado

Testes clínicos com vacina chinesa

A nova vacina da China é desenvolvida pelo Instituto de Biologia Médica da Academia Chinesa de Ciências Médicas (Institute of Medical Biology – Chinese Academy of Medical Sciences – IMBCAMS). No Brasil vão ocorrer os ensaios de fase 3, com o grupo controlado por placebo.

O objetivo dessa etapa é medir a eficácia, a segurança e a imunogenicidade da vacina. Os testes serão feitos em adultos de 18 anos de idade ou mais, após um cronograma de duas doses, com intervalo de 14 dias entre a primeira e segunda.

publicidade

Nova versão da AstraZeneca

A outra vacina que teve os testes clínicos liberados no Brasil pela Anvisa é desenvolvida pela AstraZeneca, que também produz o imunizante fabricado pela Fiocruz. A tecnologia empregada no novo produto é a mesma da anterior, de vetor de adenovírus recombinante.

Leia mais:

O estudo será patrocinado pela empresa AstraZeneca e a vacina será fabricada pela empresa Symbiosis Pharmaceutical Services, sediada no Reino Unido. Aqui no Brasil vão ocorrer estudos de fase 2 e 3 parcialmente duplo-cego, randomizado, multinacional, com controle ativo em adultos de 18 anos de idade ou mais, previamente vacinados e não vacinados para determinar a segurança e a imunogenicidade da candidata à vacina.

A Anvisa ainda reforça que “além da aprovação regulatória, qualquer estudo clínico em humanos deve ser obrigatoriamente autorizado pelas instâncias éticas”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!