Quando um produto é bom, até a concorrência reconhece. Ao menos foi o que o chefe do Xbox, Phil Spencer, fez a respeito do DualSense, o joystick do PlayStation 5. Em entrevista ao podcast Kinda Funny Gamescast, ele afirmou que a Sony “fez um bom trabalho” e deixou no ar possibilidade de a Microsoft desenvolver um novo controle com funcionalidades similares.

Phil Spencer chegou a declarar que a Microsoft não planeja lançar, em um futuro próximo, nenhum grande acessório ou periférico para a nova geração de Xbox. Por outro lado, ele chegou a aventar que os joysticks poderiam ser repaginados.

publicidade

Leia também:

“Penso que a Sony fez um bom trabalho com o DualSense. Vimos isso. Então, há coisas que devemos fazer”, afirmou, sem dar mais detalhes. Não é a primeira vez que Spencer elogia o controle.

Em novembro do ano passado, em entrevista ao The Verge ele chegou a comentar que esse tipo de mudança proposta no DualSense beneficia toda a indústria e contribui para a inovação no segmento. Spencer citou que algo similar ocorreu com o joystick do Wii, da Nintendo, que acabou por servir de inspiração para o sensor de movimento Kinect, da Microsoft, e o controle de movimento Move, da Sony.

dualsense e xbox controller
No comparativo, controle da Sony se saiu com mais novidades. Crédito: Alex Van Aken/Joshua Seiler/Shutterstock

Enquanto a Sony fez mudanças mais significativas em relação ao seu clássico DualShock, a Microsoft trouxe modificações mais discretas. O mais recente joystick do Xbox Series X e do Series S mantém o mesmo formato e posição dos analógicos e direcionais. As novidades foram mais sutis, na ergonomia e no redesign do D-Pad, por exemplo.

Lançado junto com o PS5, o DualSense trouxe como principais inovações um sistema de vibrações dinâmicas que aumentam a sensação de imersão e os gatilhos adaptáveis. Neste último, o recurso é incorporado aos botões R2 e L2, que permitem ao jogador experimentar a tensão de algumas ações, como a dureza do gatilho de uma arma ou força imprimida ao disparar uma flecha em um arco.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!