Nesta terça-feira (13), a Mozilla lançou o Firefox 90. A nova versão do navegador cada vez mais focado na privacidade vem com funcionalidade aprimorada de impressão em PDF, exceções individuais para o modo apenas HTTPS e uma página para ajudar a identificar problemas de compatibilidade introduzidos por aplicativos de terceiros.

Mozilla apresentou o Firefox 90, com foco na privacidade do usuário.
Imagem: Iuliia Serova – Shutterstock

Mas, o destaque fica por conta do recurso SmartBlock 2.0, que aumenta a proteção contra rastreamento entre sites e, ao mesmo tempo, garante o funcionamento correto dos logins do site.

publicidade

Há também um novo atualizador de plano de fundo para o Windows, que permite que um aplicativo de plano de fundo verifique, baixe e instale atualizações do Firefox enquanto o navegador não está em execução.

O SmartBlock 2.0 integrado ao navegador da Mozilla torna mais fácil para os usuários manter suas configurações de proteção de rastreamento ativadas, sem quebrar sites individuais. 

publicidade

Segundo o blog do Firefox, a versão atualizada parece ter como alvo especial o login do Facebook, que é cada vez mais usado na web como uma ferramenta de autenticação e login de terceiros.

Atualmente, o Firefox bloqueia os scripts do Facebook por padrão, porque o parceiro Mozilla Disconnect — corretamente — identifica os domínios do Facebook em sua lista de rastreadores de terceiros conhecidos. 

publicidade

Infelizmente, bloquear scripts do Facebook também significava quebrar logins de terceiros na rede social.

Com o SmartBlock 2.0, os scripts do Facebook continuam sendo desabilitados em sites de terceiros, mas quando o usuário clica na opção “Continue with Facebook”, essa interação específica e deliberada do usuário com o script do Facebook faz com que a ferramenta o desbloqueie. 

publicidade

O desbloqueio acontece bem a tempo de permitir que o login de autenticação do Facebook seja bem-sucedido – sem que o usuário precise desligar suas configurações de proteção de rastreamento.

Firefox 89 representou um grande avanço para a Mozilla

Métricas internas da Mozilla mostram melhorias significativas de velocidade em 2021 – a versão 89, lançada no mês passado, é entre 10% a 30% mais rápida do que as mais antigas, de acordo com os próprios testes da Mozilla. Especificamente, a equipe da Mozilla destaca melhorias na velocidade nas seguintes áreas:

  • Digitando na barra de URL ou em editores de documentos (por exemplo, Google Docs, Office 365);
  • Abrindo um menu de site (como o menu de arquivo no Google Docs);
  • Controles de teclado em videogames baseados em navegador.

Além disso, o Firefox 89 trouxe aprimoramentos de desempenho — por exemplo, a Mozilla descobriu que os recursos de acessibilidade estavam sendo desnecessariamente habilitados para a maioria dos usuários do Windows com tela sensível ao toque. 

Os recursos de acessibilidade são extremamente importantes para os usuários que precisam deles, mas representam um trabalho extra significativo para o navegador quando ativos.

Agora, o número de usuários com recursos de acessibilidade desnecessários ativados diminuiu significativamente — e o número de relatórios de travamento diminuiu junto com isso.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!