Nesta quarta-feira (14), a Microsoft anunciou sua mais recente novidade: o Windows em uma versão distribuída por streaming. O Windows 365 é um novo serviço que permite que as empresas acessem PCs virtuais de qualquer lugar, transmitindo uma versão do Windows 10 ou Windows 11 via um navegador web. 

Embora a virtualização e o acesso remoto a PCs já existam há mais de uma década, a companhia está apostando no Windows 365 para oferecer PCs em nuvem para empresas, enquanto elas mudam para sistema híbrido de escritório e trabalho remoto.

Em razão da pandemia de Covid-19, que determinou o distanciamento social como uma das principais medidas de prevenção, as empresas do mundo todo precisaram se adaptar ao trabalho à distância. E foi pensando nessa nova realidade que a Microsoft desenvolveu o Windows 365.

O serviço promete funcionar em qualquer navegador moderno ou por meio do aplicativo Remote Desktop, permitindo, assim, que os usuários acessem seu PC na nuvem a partir de uma variedade de dispositivos.

publicidade

“O Windows 365 oferece uma experiência de inicialização instantânea”, disse Wangui McKelvey, gerente geral da Microsoft 365, em comunicado oficial da empresa. 

Leia mais:

Esse acesso instantâneo permite que os funcionários acessem suas sessões do Windows com todos os aplicativos, ferramentas, dados e configurações em Macs, iPads, máquinas Linux e dispositivos Android. “Você pode continuar de onde parou, porque o estado do seu PC na nuvem permanece o mesmo, mesmo quando você troca de dispositivo”, afirma McKelvey.

Windows 365 vai atender empresas de micro a grande porte

Com lançamento previsto para 2 de agosto, o Windows 365 só estará disponível para empresas, com um custo de assinatura mensal por usuário. A Microsoft não informará os detalhes exatos de preços até o próximo mês.

Windows 365 transmite o Windows para um navegador da web. Imagem: Microsoft

Segundo a multinacional, o Windows 365 foi projetado para atender desde empresas individuais até aquelas com milhares de funcionários.

São duas edições do Windows 365: Business e Enterprise. Ambos são alimentados pelo Azure Virtual Desktop, e os PCs em nuvem individuais podem ser configurados com uma única CPU, 2 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, na configuração básica, até oito CPUs, 32 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. 

A Microsoft preparou 12 configurações diferentes para Windows 365 Business e Enterprise, e as empresas podem dimensionar o poder de processamento, o que indica muitas opções para escolher.

Tecnicamente, a oferta do Windows na nuvem pela Microsoft não é muito diferente da maioria das opções de virtualização que as empresas já podem escolher. A Microsoft já trabalhou com tecnologia semelhante com o Azure Virtual Desktop, e a Citrix oferece desktops hospedados em nuvem há anos. 

Diferencial do Windows 365 está na facilidade de uso e de gerenciamento

De acordo com o site The Verge, o que difere o Windows 365 desses e outros serviços é a facilidade de uso e do gerenciamento. “O Windows 365 realmente fará uma grande diferença para as organizações que queriam experimentar a virtualização por vários motivos, mas não puderam – talvez fosse muito caro, muito complexo ou eles não tinham o conhecimento interno para fazer isso”, acredita McKelvey.

O Windows 365 foi projetado para empresas usarem e gerenciarem com facilidade.
Imagem: Microsoft

Com o Windows 365, as empresas serão capazes de criar PCs em nuvem em minutos e atribuí-los aos funcionários, evitando a necessidade de hardware físico dedicado. 

Isso pode ser atraente para muitas empresas que contratam funcionários remotos ou mesmo funcionários temporários, que precisam acessar com segurança uma rede corporativa. Como todo o seu PC com Windows está na nuvem, os funcionários não precisam navegar por VPNs ou se preocupar com a segurança dos dispositivos pessoais.

Embora o Windows 365 seja apenas para empresas no momento, é possível imaginar um futuro em que a Microsoft possa oferecer computação pessoal mais poderosa aos consumidores diretamente em um navegador. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!